Pontos positivos e negativos da tecnologia – Breve resumo

Continua Depois da Publicidade

Certamente que podemos citar vários pontos positivos e negativos da tecnologia. Ela afetou o modo como nos comportamos, como usamos as ferramentas para ser produtivos e como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho e de estudos.

Mas será que a tecnologia traz somente benefícios? Ou ela têm também um outro lado que precisamos olhar mais de perto para examinar quais são seus possíveis efeitos colaterais? É precisamente isto que vamos discorrer agora.

A tecnologia está alterando a maneira como as empresas trabalham e comunicam-se com clientes e com outras empresas. E os profissionais de TI são fundamentais nesta nova era. É crucial que você assuma o papel de dominar a tecnologia com prudência.

Dizendo de outro modo, quando conhecemos os pontos positivos e negativos da tecnologia será possível então lidar com ela de forma responsável, equilibrada e sem exageros. Afinal, a tecnologia deve auxiliar a humanidade para seu benefício mas sem que o ser humano torne-se dependente da tecnologia.

Vamos falar um pouco sobre isso. Neste artigo, queremos falar sobre alguns dos benefícios e desvantagens da tecnologia e como ela afeta nossa sociedade. Seu trabalho está diretamente relacionado à influência da tecnologia? Ela afetou o seu cotidiano?

Pontos Positivos e Negativos da Tecnologia
Pontos Positivos e Negativos da Tecnologia – Fonte: Canva + Google

Pontos positivos da tecnologia

A tecnologia ajuda a criar novos negócios

A tecnologia ajudou a criar novas oportunidades e formas de trabalhar e de estudar que nunca foram vistas antes. Por exemplo, a Internet – que é uma tecnologia de comunicação – transformou o modo como fazemos compras e vendas. Quase tudo é feito online.

Só para exemplificar, o cliente do supermercado pode fazer seu pedido pelo aplicativo e então ele recebe suas compras diretamente na porta de sua casa. Ou então, o comerciante varejista oferece seus produtos na loja virtual na qual seus clientes compram com cartão.

Atualmente, existem várias profissões que surgiram juntamente com as novas tecnologias de comunicação e também com as novas tecnologias de programação de softwares. As pessoas podem trabalhar em casa como programadores, designers e muito mais.

Comodidade e facilidades

Uma das principais vantagens que a tecnologia trouxe foi a comodidade. Como já dito antes, muita coisa pode ser feita a partir de casa apenas com o uso de um computador ou celular e acesso à Internet. Ainda mais, as contas podem ser pagas sem ir ao banco.

Todos esses benefícios são comodidades que a tecnologia nos proporcionou. Sem ela, teríamos que nos deslocar o tempo todo de um lugar para outro para fazer tarefas simples, como para pagar um boleto ou uma conta de luz. Aliás, não faz muito tempo que isso era algo comum.

Mais ainda, a tecnologia trouxe muita facilidade na hora de nos comunicarmos com outras pessoas. Com o surgimento do celular, tudo ficou mais fácil pois as pessoas passaram a falar umas com as outras de qualquer lugar; bastava ter sinal de celular disponível.

Ganho de tempo

A partir do momento em que muita coisa passou a ser feita pela Internet, o ganho de tempo que isso gerou foi enorme. Antes, as pessoas desperdiçavam muito tempo para ir até uma agência bancária afim de pagar uma conta. Agora, isso ficou no passado.

Continua Depois da Publicidade

Quase sempre, gastamos horas no trânsito para ir e voltar do trabalho, ir e voltar da escola ou de algum curso. Com a tecnologia, podemos trabalhar e estudar através da Internet e com a ajuda de aplicativos. Portanto, não há mais motivos para perder tempo no meio de engarrafamentos na agitadas avenidas das cidades.

Pontos negativos da tecnologia

A tecnologia pode quebrar vínculos de amizade

Se por um lado a tecnologia proporcionou mais facilidade para a comunicação entre as pessoas que estão distantes, por outro a tecnologia pode nos afastar das pessoas que estão fisicamente próximas de nós. Este é o caso da “síndrome do celular”.

Assim, os usuários de tecnologias como bate-papo e redes sociais podem até interagir virtualmente com outras pessoas mas em certas situações essa interação virtual pode ser tão profunda que a pessoa se esquece de que há pessoas reais bem ao lado dela e que também necessitam da sua atenção.

Do mesmo modo, crianças são estimuladas a usar o celular precocemente nos primeiros anos de vida. Em certas ocasiões, podemos observar os pequeninos manuseando um celular ou tablet ainda no carrinho de bebê. Então, será que isso é razoável.

Ainda mais, se a tecnologia estiver afastando-nos de quem está perto enquanto supostamente está nos aproximando de quem está longe, então isso pode ser sinal de que a tecnologia está nos impedindo de agir no mundo real e de nos relacionar com pessoas reais.

Segurança da informação em risco

Na medida em que a tecnologia nos permitiu realizar várias tarefas através da Internet, isso consequentemente atraiu a atenção de indivíduos que tentam tirar proveito dessa tecnologia para cometer delitos. É o caso dos assim chamados “hackers”.

Assim, existe o risco de que as informações sensíveis e privativas do usuário caiam em mãos de pessoas não autorizadas, como nas situações em que um cartão de crédito é clonado ou têm sua informações obtidas sorrateiramente. Todo cuidado é necessário.

Do mesmo modo, as tecnologias de proteção de dados estão em constante evolução. Atualmente temos antivírus cada vez mais eficientes e sistema de defesa para a navegação segura na Internet. Grandes empresas gastam milhões com segurança anualmente.

A tecnologia como concorrente do ser humano

Não é raro que algumas atividades antes realizadas por pessoas sejam agora executadas por robôs ou por aplicativos. Podemos lembrar novamente dos aplicativos de Internet Banking. Com a tecnologia, os bancos mudaram drasticamente a forma de trabalhar.

Se antes precisávamos ir ao banco e passar por atendentes no caixa para receber o pagamento de contas e boletos, agora isso pode ser feito através do aplicativo. Esse é um exemplo típico de como a tecnologia tornou-se concorrente do ser humano.

Agora, estamos vendo surgir uma outra situação em que a tecnologia pode competir com as pessoas na área dos transportes. Com a chegada dos veículos autônomos, poderá ser possível que carros e até ônibus sejam conduzidos autonomamente por aplicativo.

Então, é possivel que em um futuro não muito distante nós vejamos o desaparecimento da profissão de motorista. Outro exemplo muito presente hoje em dia são as portarias eletrônicas em prédios residenciais, que dispensam a necessidade de um porteiro.

Um meio termo dos pontos positivos e negativos da tecnologia

Como já podíamos imaginar, existem pontos positivos e negativos da tecnologia que muitos de nós já percebíamos há bastante tempo, porém ainda assim podemos encontrar pessoas que só conseguem enxergar os benefícios da tecnologia – que, aliás, não são poucos.

Só para exemplificar, você pode fazer um bom uso das redes sociais quando interage com amigos, aqueles mesmos com os quais você se encontra ocasionalmente. Mas se essa interação afetar de algum modo os vínculos no mundo real, então isso pode não ser positivo.

VEJA TAMBÉM

A importância da tecnologia – Seu papel na sociedade atual

Como achar uma música em inglês fácil – Sem saber inglês

Meu celular está lento e travando – O que fazer

Contudo, toda tecnologia pode trazer também certas desvantagens quando não é utilizada de maneira adequada e equilibrada. Ou seja, o uso da tecnologia com intuito de beneficiar seus usuários deveria mantê-los sobretudo independentes – e não o inverso.

Ademais, toda tecnologia têm como finalidade primeira a de fornecer meios para fazermos certas atividades as quais frequentemente já fazíamos antes de um jeito mais fácil e mais rápido. Porém, junto com toda essa facilidade, vêm alguns cuidados que precisamos ter para não sermos “engolidos” pela tecnologia.

Finalmente, se você gostou desse artigo e achou que ele trouxe informações úteis para você então compartilhe com seus amigos e familiares se você achar que pode ser interessante para eles também. Um cordial abraço e até à próxima!

Continua Depois da Publicidade