A importância da tecnologia – Seu papel na sociedade atual

Continua Depois da Publicidade

Certamente que quase todo mundo reconhece a importância da tecnologia no mundo atual. Mas, por que a tecnologia é tão importante nos dias atuais? E por que a tecnologia é tão bem-vinda como algo que, em parte, melhorou a vida de todos nós?

Em outras palavras, por que a tecnologia é importante? Ou seja, não basta falar sobre os aplicativos modernos, ou sobre o app mais recente que dá movimento para as fotos. A tecnologia vai muito mais além do que mera diversão ou entretenimento.

Se quisermos entender a importância da tecnologia na vida do homem e como ela influencia a vida das pessoas, então precisamos entender como a tecnologia mudou nosso estilo de vida e o modo como fazemos as coisas mais comuns do dia a dia.

Por exemplo, há alguns poucos anos atrás as pessoas precisavamm ir até o banco para pagar as contas. Naquela época, tudo era feito com base em papel. Ainda mais, não existiam celulares. Haviam somente os aparelhos de telefone fixos e os orelhões públicos.

Você já imaginou estar no meio da rua e se deparar com uma situação inesperada, e ter que falar urgentemente com alguém pelo Whatsapp ou fazer uma ligação comum mas não estar com o celular em mãos? Seria bem complicado, não é mesmo?

Essa situação descrita acima exemplifica de maneira simples como a tecnologia de comunição, através do telefone celular, teve uma importância fundamental na vida das pessoas na medida em que fez com que as pessoas possam se comunicar de qualquer lugar.

A importância da tecnologia na sociedade atual
A importância da tecnologia na sociedade atual – Fonte: Canva + Google

Por que a tecnologia é importante?

Primeiramente, devemos entender bem o que é tecnologia. Tecnologia nada mais é do que o estudo ou forma de realizar certas atividades humanas de forma mais rápida, mais prática ou mais eficiente. É, portanto, o aperfeiçoamento das atividades humanas.

Então, se antes fazíamos certas atividades em várias horas, com a tecnologia agora é possivel fazer a mesma coisa em apenas poucos minutos. Ou ainda mais, podemos fazer diversas atividades sem precisar sair de casa – o que era impossível antigamente.

Assim, vamos mencionar alguns exemplos práticos sobre como o avanço da tecnologia nos dias atuais trouxe várias facilidades para a sociedade de hoje. Tais facilidades mudaram o nosso estilo de vida, sobretudo com relação ao tempo para fazer as coisas.

Talvez essas coisas sejam estejam tão inseridas em nosso dia a dia que chegamos a esquecer que elas não existiam até bem pouco tempo atrás. Sim, a civilização humana vivia sem grande parte do conforto que a tecnologia nos proporciona agora.

A influência da tecnologia no cotidiano das pessoas

Fato é que a tecnologia teve muita influência no cotidiano das pessoas, e isso pode ser visto de várias formas. Desde a consulta na Internet de uma receita para fazer uma comida, até a comunicação instantânea pelo Whatsapp, a tecnologia nos afetou bastante.

Só para exemplificar, podemos falar sobre as redes sociais. Sem dúvida que as redes sociais proporcionaram a comunicação entre pessoas que estão fisicamente distantes. Por outro lado, será que elas também nos afastam de quem está perto? Vale a reflexão.

Continua Depois da Publicidade

Com a tecnologia, ficou fácil achar qualquer lugar que quisermos e a melhor rota para chegar lá, seja de carro, de ônibus, à pé ou até de bicicleta. Para isso, temos aplicativos como o Google Maps e o Waze que cumprem essa função de assistentes do dia a dia.

Ainda mais, as transações comerciais e operações financeiras foram muito influenciadas pela tecnologia. Os pagamentos agora podem ser feitos de modo completamente digital, seja por meio de transferências online ou mais recentemente através do PIX.

A importância da tecnologia – Transportes

Por exemplo, os meios de transporte sofreram influência da tecnologia. Há alguns séculos, as pessoas locomoviam-se à pé ou à cavalo. Depois, o transporte se dava por veículos de tração animal – com as chamadas carroças. Uma simples viagem durava horas.

Com a chegada da tecnologia dos motores, veio a tração motorizada. Ou seja, a indústria fabricou veículos movidos à motor e a partir dessa tecnologia empregada nos meios de transporte tornou-se possível realizar viagens com muito mais rapidez.

Nesse sentido, a tecnologia é importante porque permitiu que as pessoas fizessem a mesma atividade ou tarefa em tempo bem menor do que faziam antes. E isso melhorou ainda mais com a chegada da tecnologia da aviação, que trouxe rapidez ainda maior.

E não poderíamos deixar de lembrar do GPS. Se antes as pessoas precisava de mapas em papel ou tinham que parar e perungar para outras pessoas sobre como fazer para chegar em determinado local, agora o GPS é como um co-piloto que não costuma falhar!

Existem até mesmo aplicativos que ajudam a conseguir passagens aéreas mais baratas, como é o caso do Google Flights, onde ele analisa os assentos disponíveis os horários de viagem e os destinos disponíveis para encontrar as tarifas mais baixas.

A educação e a importância da tecnologia

Graças à tecnologia atual, hoje podemos estudar à distância sem a necessidade de ir até à escola ou ao curso de inglês. Nos dias atuais, é possivel até tocar violão com auxílio de aplicativo! Isso só foi possível por causa da inovação da tecnologia de comunicação.

Em função das melhores condições das redes de tráfego de dados, com destaque para a fibra ótica e a internet rápida sem fio, podemos ver aulas online com imagens em tempo real de alta qualidade. Assim, professores e alunos interagem com áudio e vídeo.

Atualmente, podemos aprender praticamente qualquer coisa com a ajuda de aplicativos, desde um curso de inglês até o aprendizado de música, a tecnologia fez com que novos apps fossem desenvolvidos para proporcionar uma excelente experiência de ensino.

Aqui, podemos citar alguns exemplos de como a tecnologia têm importância especial no processo educacional nos mais diversos ramos do conhecimento humano, facilitando a vida de professores e de estudantes:

  • Aplicativos para estudo de idiomas
  • Livros digitais (e-books)
  • Plataformas de cursos com suporte do professor online
  • Cursos profissionalizantes (corte e costura, gastronomia, entre outros)

Considerações finais

Seguramente que a tecnologia pode impactar de diversas formas na vida de todos nós, sobretudo nos pequeninos com os quais devemos ter uma atenção adicional. A tecnologia pode ser benéfica ou o contrário disso, a depender do uso que dela faremos.

Assim, como tudo na vida, a questão é o modo como usamos as coisas e o tempo que dedicamos à elas. Dito de outra forma, precisamos entender que devemos usar a tecnologia a nosso favor se no entanto deixar que ela nos domine. Enfim, seja prudente.

SAIBA MAIS

Meu celular está lento e travando – O que fazer?

Como achar uma música em inglês fácil – Sem ter que falar inglês

Como começar a trabalhar com marketing digital

Finalmente, esperamos que este artigo tenha sido útil para ajudar você a compreender a importância da tecnologia da vida das pessoas na sociedade atual, e como ela pode de alguma forma melhorar o mundo em que vivemos. Um abraço e até à próxima!

Continua Depois da Publicidade