Como começar a trabalhar com marketing digital

Continua Depois da Publicidade

Para começar a trabalhar com marketing digital você deve aprender algumas coisas básicas primeiro, para depois avançar e aprender outros assuntos que são mais complexos. Queremos mostrar aqui que é possível se você der um passo por vez.

E a coisa mais legal que encontrei no marketing digital é que você não precisa saber vender e que você não será alguém que fica fazendo propagandas inconvenientes para pessoas que não estão interessadas naquilo que você está mostrando.

Dito de outro modo, no marketing digital você vai trabalhar com o posicionamento de um produto ou serviço no lugar certo e na hora certa, afim de que quem procura consiga então encontrar você, a sua empresa ou a empresa do seu cliente.

Quando comecei a trabalhar com marketing digital ainda no ano de 2010, comecei a estudar dois anos antes disso, ou seja, em 2008. Naquela tudo ainda era muito novo no Brasil mas o marketing digital já era parte do dia a dia das pessoas em outros países.

O marketing digital é um processo de promoção de produtos ou serviços utilizando tecnologias digitais, principalmente online. Isso pode ser feito de várias maneiras, como e-mails, postagens de mídia social, anúncios e muito mais.

Como começar a trabalhar com marketing digital
Como começar a trabalhar com marketing digital – Fonte: Canva + Google

Um conselho importante antes de iniciar

Muitas pessoas diziam-se que isso era algo difícil de aprender ou que não seria possível trabalhar com isso, mas essas pessoas diziam isso simplesmente porquê não entendiam nada sobre o assunto. Então, isso me ensinou uma lição importante.

Jamais peça conselhos à quem não têm prática real naquilo que você quer entender, ou que não tenha estudado à fundo sobre o assunto. Por exemplo, às vezes ouvimos alguém que diz: “Isso não vai dar certo”. Mas, como ela sabe se nunca trabalhou com isso?

Assim, marketing digital cresceu exponencialmente nos últimos anos e agora é uma das ferramentas mais populares para as empresas usarem quando desejam promover seus produtos. Mais ainda, as empresas físicas também estão dentro dessa tendência.

Como começar a trabalhar com marketing digital em 5 passos

Nessa era digital, é crucial ter uma estratégia bem pensada para aprender a trabalhar com marketing digital. Existem muitas estratégias diferentes por aí e que são muito complicadas. Mas para que você tenha sucesso, é preciso começar com o simples.

Talvez você veja muita coisa sobre esse assunto e que a princípio pode parecer confuso. Mas o fato é que para iniciar o trabalho com marketing digital não é preciso ter conhecimentos avançados logo no começo. Você já pode começar só com algumas habilidades.

Depois disso, você poderá avançar para conhecimentos mais aprofundados e irá aperfeiçoar aquilo que você já sabe. Como profissional em marketing digital, você pode ajudar empreendedores e empresas a buscar clientes através da Internet.

Cinco passos para começar a trabalhar com marketing digital agora

1) Estude Google Ads: o Google ADS é uma ferramenta do Google que ajuda empresas e empreendedores a vender mais. Isso acontece porque o Google, através dessa ferramenta, consegue conectar o público consumidor com essas empresas.

Continua Depois da Publicidade

2) Estude Facebook Ads: Do mesmo modo que o Google ADS, o Facebook Ads é a ferramenta principal dessa rede social. Essa ferramenta que permite criar anúncios especificamente para pessoas que têm um perfil de cliente em potencial.

3) Aprenda a conectar a oferta com a procura: Isso vale para os dois itens acima. Por exemplo, se você vai trabalhar com marketing para moda e beleza, provavelmente seu público principal é feminino. O segredo é entender o perfil das pessoas.

4) Aprenda a criar artes visuais atraentes: no caso do Facebook será necessário criar imagens bonitas para utilizar nas campanhas de publicidade (marketing digital). Sugerimos o aplicativo CANVA, sobre o qual há bastante conteúdo grátis no Youtube.

5) Domine a arte de escrever: é fato que escrever bem faz parte das habilidades de um bom profissional de marketing digital. Para trabalhar com marketing digital e ter resultados positivos, aprenda a criar títulos e textos atraentes e que despertam curiosidade.

Continue seguindo em frente com marketing digital

Agora que você já sabe quais são os conhecimentos mínimos que precisa ter para começar a trabalhar com marketing digital, então busque estudar diretamente na fonte. Por exemplo, os próprios Google e Facebook têm bastante material sobre anúncios online.

Note que, quando falamos sobre marketing digital, estamos falando sobre anúncios na Internet. Ou seja, o marketing nada mais é do que publicidade, ou em outras palavras, propaganda – mas um outro tipo de propaganda. É disso que estamos falando.

Saiba mais

Como trabalhar em casa com marketing digital nas redes sociais

Como tirar fundo de imagem no Canva e fazer as suas artes visuais

Todavia, no marketing digital nós não vamos ao encontro do público consumidor; ao contrário, nós aprendemos a nos posicionar para que o público consumidor consiga encontrar-nos. Sendo assim, o modo de comunicação é muito mais agradável.

Enfim, esperamos que esse artigo tenha sido de alguma importância para você. E se você está começando a trabalhar nessa área, então saiba que as oportunidades ainda estão por toda a parte. Basta fazer a coisa certa e seguir as pessoas certas. Um abraço!

Continua Depois da Publicidade