Imprimir CRLV Digital 2022 – Saiba como fazer sem ir ao Detran

Continua Depois da Publicidade

Por que e como imprimir o CRLV Digital se já temos o CRLV-e digital? É o que veremos a seguir em detalhes neste artigo e o modo correto de baixar no seu celular e fazer a instalação do aplicativo que dá acesso ao documento.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento verde obrigatório para os motoristas, assim como a CNH. O CRLV Digital torna-se uma opção com o mesmo efeito jurídico dos documentos impressos.

É fácil cadastrar, baixar ou imprimir documentos pelo app de Carteira Digital de Trânsito. O CRLV Digital existe desde 2018, mas não foi lançado em todo o Brasil até 2020. A autenticidade do documento é garantida pelo código QR durante a inspeção veicular.

Este documento digital possui todas as informações do antigo documento impresso mas agora em um novo formato. Da mesma forma que a versão em papel, o CRLV digital concede o direito de dirigir e legaliza a circulação do veículo.

Aliás, o CRLV digital segue a tendência da digitalização de várias documentos que já estão seguindo o mesmo caminho, como a CNH, o Título de Eleitor, a carteira de trabalho, entre vários outros. Mas, imprimir a CRLV Digital ainda é importante. Por quê?

Não custa nada carregar a CRLV impressa no bolso. Imagine a situação onde o seu celular dá pane ou a bateria do aparelho acaba e você está sem uma bateria auxiliar? Bem, eis aí a importante da versão do CRLV em papel!

Certamente, o documento digital é muito útil pois ele fica gravado no celular e dispensa uso de papel. Todavia, é importante portar também o CRLV impresso para salvaguardar eventual indisponibilidade do celular. Então, siga o passo a passo descrito a seguir.

CRLV Digital
CRLV Digital – Fonte: CANVA PRO

Como imprimir o CRLV sem sair de casa

Nem é preciso dizer que a coisa fundamental é ter papel e tinta disponíveis na sua impressora. Primeiramente, para imprimir o CRLV Digital 2022 (CRLV-e) basta entrar no site do DETRAN do seu estado e seguir as etapas abaixo:

  • Em primeiro lugar, clique na aba “Veículos”
  • Em seguida, entre no campo “Licenciamento Anual (CRLV-e)”
  • A seguir, clique no seu cadastro pessoal exibido na tela
  • Após isso, clique na opção “Licenciamento Anual”, e depois em “Licenciamento Digital (CRLV-e)”
  • Na sequência, digite o número do RENAVAN e depois o número da placa do veículo
  • Por fim, será aberta uma tela com as opções para download e para a impressão do CRLV Digital

CRLV Digital 2022 – Alternativa fácil para baixar e imprimir o CRLV-e

Você pode acessar, baixar e imprimir o CRLV digital através do CDT – Carteira Digital de Trânsito. Para isso, siga esses simples passos conforme descrito a seguir:

  • Em primeiro lugar, caso já tenha o app do CDT instalado no seu celular então clique em “Veículos”
  • Entretanto, se não tiver o CDT cadastrado e instalado, entre no site do Governo Federal para registrar-se
  • Em seguida, clique em “Baixar CRLV Digital” – caso tenha mais de um carro então indique o veículo do qual deseja baixar o respectivo CRLV
  • Após isso, o CRLV Digital aparece na tela e então clique no botão no canto inferior direito do seu celular e clique em “Exportar”
  • Posteriormente, ao clicar de novo em “Exportar”, o arquivo PDF pode ser salvo em outro dispositivo ou aplicativo de sua preferência
  • Finalmente, é só abrir o CRLV e imprimir o documento

É importante lembrar que a emissão do CRLV digital será anualmente assim como é feito com o documento em papel. A diferença do documento digital para o físico é apenas o meio no qual ele está disponível: o primeiro está no celular e o segundo, no papel.

Ainda mais, ressaltamos que todas as obrigações da legislação e eventuais pendências devem estar quitadas para a emissão do documento, como multas e IPVA. Ou seja, nada muda com o CRLV Digital em relação às obrigações tributárias.

Dúvidas Mais Frequentes

Onde posso encontrar o número de segurança CRV?

Os números de segurança CRV (Certificado de Registro do Veículo) não estão disponíveis no CRLV. Está localizado no canto superior direito do CRV, em frente ao DUT (Documento Único de Transferência).

Continua Depois da Publicidade

Qual é a diferença entre CRV e CRLV?

O CRV é o documento cuja emissão ocorre na primeira placa do veículo e também no momento da transferência de propriedade do veículo (compra e venda). Ao contrário do CRVL, o CRV não é obrigatório e não tem validade.

E se eu não conseguir encontrar o código de segurança CRV do meu carro? Posso baixar o CRLV Digital?

Sim, o CRLV Digital pode ser baixado e impresso pelo portal Detran do seu estado mesmo sem o código de segurança do CRV. A autenticação da conta do motorista ocorre por meio de um código enviado pelo Departamento de Transportes via SMS.

Portanto, o proprietário precisa apenas de: Renavam, placa, telefone e e-mail cadastrado no Detran e código SMS que foi enviado para o celular do responsável. Guarde sempre essas informações em um local seguro da sua casa.

Por que preciso portar o documento físico se já tenho o documento digital?

Em primeiro lugar é importante lembrar que o CRLV-e (CRLV Digital) pode ser apresentado para a autoridade competente em lugar de sua versão impressa. Todavia, o celular pode ficar sem bateria ou não ter acesso à internet.

Por conseguinte, esse problema tecnológico acaba por impedir a consulta online através da Carteira Digital de Trânsito. Assim, se o celular estive desligado então você ficará na prática sem condições de apresentar o documento do veículo.

Portanto, é de suma importância imprimir o CRLV Digital para a eventualidade de o celular literalmente nos deixar na mão. Você também pode deixar o PDF do CRLV Digital gravado no seu celular, mas, mesmo assim o aparelho pode ficar com a bateria zerada.

Nesse sentido, não obstante a tecnologia oferece inúmeros benefícios e facilidades, mesmo assim ela ainda depende de energia e condições técnicas que não são perfeitas. A tecnologia, por mais moderna que seja, não é infalível.

Considerações Finais Importantes

Não há restrições para a impressão de documentos, mas o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) enfatiza que os proprietários de veículos precisam se manter a par das obrigações e responsabilidades do veículo antes de emitir um CRLV digital.

Você já ficou sabendo?

IPVA – Como consultar e pagar em 2022

CRLV Digital – Aprenda como fazer e baixar no celular

CNH Digital – Como fazer e instalar no celular

Os documentos impressos em casa também têm a mesma validade de um CRLV Digital cadastrado no aplicativo Carteira de Trânsito Digital. Ambos possuem códigos QR que serão escaneados para verificar a autenticidade.

Por exemplo, imprimir outra cópia é útil quando você precisa emprestar seu carro para outros motoristas. Bem, encerramentos aqui este artigo. Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar com seus amigos!

Continua Depois da Publicidade