CNH Digital 2022 – Aprenda como fazer e baixar o aplicativo no celular

Continua Depois da Publicidade

A CNH Digital veio facilitar a vida do motorista que eventualmente esquece os documentos em casa. Com o documento eletrônico, você facilmente têm acesso através de seu smartphone. Afinal, (quase) todo mundo lembra de levar o celular ao sair de casa.

Logo mais abaixo, vamos mostrar como instalar o app da CNH Digital no seu celular Android ou iOS e como você deve fazer para efetuar a instalação corretamente, afim de que ela seja válida e aceita em todo o território nacional.

Aliás, algo importante foi alterado nos últimos dois anos: a CNH agora continua sendo válida até 1 ano após o vencimento segundo a data de validade que consta no documento. Isso ocorreu por causa da recente epidemia de CVD19.

Em decorrência disso, você agora têm mais tempo para se programar e também renovar a sua CNH. Então não deixe para a última hora ainda que o prazo de vencimento ainda esteja longe. O tempo passa rápido.

Antes de mais nada, caso haja disponibilidade do PoupaTempo em sua cidade, o procedimento de baixar a CNH Digital ficará mais rápido pois através dessa repartição pública o condutor terá maior rapidez em todo o processo de emissão da CNH.

Então, mesmo se você não tiver a CNH impressa em mãos, a CNH Digital é válida para eventual checagem de rotina da polícia pois ele traz os mesmos dados. Então leia até final para entender todas as funcionalidades.

Se a emissão de sua CNH foi no ano de 2016 ou antes disso então será necessário solicitar a segunda via para usar a CNH Digital. Como muitos ainda possuem várias dúvidas em relação ao aplicativo então resolvemos trazer esse artigo informativo.

Quais são as vantagens da CNH Digital?

CNH Digital
Aplicativo CNH Digital – Fonte: Google Imagens

Como já mencionamos, apesar de sua opcionalidade, o uso do CNH Digital oferece aos motoristas uma série de vantagens. Apontamos os principais benefícios nos tópicos a seguir.

Praticidade

Você com certeza não larga o seu telefone, não é? Assim, com a CNH Digital, você sempre terá esse importante documento e poderá apresentá-lo quando precisar, pois ele têm o mesmo valor que o documento de papel.

CNH Digital – Aprenda a baixar e instalar – Fonte: Canva PRO + Google

Essa comodidade é valiosa para qualquer pessoa, mas é mais interessante para quem é motorista autônomo e depende de habilitação para exercer suas atividades. Ou seja, fica tudo disponível na palma da sua mão.

Por exemplo, imagine o tempo perdido tendo que voltar para casa em uma longa viagem? Isso não apenas representa grandes atrasos, mas representa uma perda de dinheiro, que ninguém quer.

No entanto, você deve ter cuidado para não sair de casa sem o smartphone ou correr o risco de que o celular venha a descarregar no caminho. Aproveite então para providenciar uma bateria portátil de celular e levar consigo.

Continua Depois da Publicidade

Além disso, sempre verifique se você baixou o aplicativo e o documento digital corretamente, para não precisar depender de sua conexão com a Internet para exibi-lo quando solicitado.

Segurança

Sempre que surge um novo serviço digital, vêm também algumas preocupações de segurança, e é natural que as informações e os aspectos sensíveis dos usuários sejam frequentemente expostos.

Porém, com a CHN Digital, os motoristas podem ficar tranquilos desde que mantenham os cuidados básicos normais do ambiente virtual. Alguns apps são úteis para isso, dentre os quais recomendamos o ESET Cyber Security para celular e computadores.

Para aumentar a segurança e garantir a confiabilidade do documento, sempre que possível use a proteção do celular por reconhecimento facial ou pela sua digital. Assim, você proporciona um maior nível de segurança para o smartphone.

Em outras palavras, com todas essas medidas, o risco de alguém falsificar sua carteira ou fazer uso indevido de seus dados é muito baixo. Além disso, existe a possibilidade do bloqueio do aplicativo CNH Digital, de forma remota.

O bloqueio à distância pode ser feito pelo portal de atendimento do Denatran caso a instalação ocorra em um aparelho perdido ou roubado. Basta acessar o menu “Carteira Digital”, depois “Instalar” e desativar o documento nos dispositivos listados.

Diferentes usos

O aplicativo CNH Digital permite a geração de PDFs equivalentes à versão impressa. Com isso, esta cópia poderá ser utilizada para identificação pessoal, pois trata-se de um documento de identificação pessoal com foto, caso seja necessário.

Dessa forma, os motoristas podem apresentar esta versão do documento a outros órgãos governamentais ou em situações específicas em que tal identificação seja exigida, como ao assinar ou renovar o seguro de automóvel.

Dúvidas mais frequentes

Quanto custa a CNH Digital?

A CNH Digital é gratuita, desde que você não precise emitir uma nova CNH. Então, você só terá custos se precisar emitir uma CNH nova ou tirar a segunda via. Uma vez de posse da CNH atualizada, seja ela nova ou segunda via, o documento terá um QR Code.

Assim, com o QRCorde, será possível obter a Carteira Nacional de Habilitação Digital. Os preços para emissão de nova CNH ou da segunda via variam conforme o Estado já que os DETRANS são órgãos estaduais.

Aliás, se a sua CNH não precisa ser renovada no curto prazo e o seu documento não tiver o QR Code basta solicitar uma segunda via, e dessa forma o custo sairá pela metade. A economia vale muito a pena.

Em quanto tempo a CNH Digital fica pronta?

Enquanto a carteira de habilitação tradicional chega, em média, entre 7 a 10 dias úteis através dos Correios, a carteira digital de habilitação leva menos tempo. Depois de ter feito o cadastro no aplicativo, em geral você receberá um e-mail em até 3 dias.

Depois de receber o e-mail com as orientações necessárias, basta seguir os procedimentos exatamente tal como estão descritos e após isso, você poderá acessar a versão digital do documento através do App Carteira Digital.

A CNH Digital substitui a impressa?

A resposta é sim. Com o App Carteira Digital você tem em seu celular uma validação da sua CNH, e sendo assim não é necessário andar com a versão impressa. Mas a dúvida que não quer calar é: E se faltar internet? Não tem problema.

O aplicativo oferece uma versão da CNH no modo offline, mas é recomendado portar a versão impressa sempre que possível como um “Plano B”. Nas situações em que a bateria do celular estiver esgotada então você ficará sem acesso à CNH Digital.

Mas cuidado, não basta só baixar o aplicativo: é necessário cadastrar sua CNH no app. Todos os órgãos e colaboradores públicos devem aceitar a versão digital do documento. Caso se recusem é possível registrar uma ocorrência no DENATRAN.

Passo a passo de como cadastrar sua CNH no aplicativo.

Logo depois de baixar o aplicativo oficial na Google Play Store ou na Apple Store, será necessário seguir um passo a passo simples para cadastrar corretamente sua CNH Digital.

  • Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”;
  • Depois, clique em “Criar sua conta” e complete com os seus dados e logo após, crie uma senha;
  • Será enviado um link de validação para o e-mail cadastrado e um código via SMS para o número de celular informado;
  • Depois da validação ser feita, entre com o login e senha;
  • Clique em “Habilitação” e depois em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  • Escolha entre as opções: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran) ou Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran);
  • Dentro da opção “Validação pelo celular (Validação Facial)” será necessário escanear o QR Code da versão impressa do documento, e realizar a validação facial

Você também pode querer saber

CRLV Digital – Aprenda como baixar no celular e imprimir

Imprimir o CRLV Digital não é difícil – Aprenda como fazer

Carteira de Motorista de Graça – Saiba como isso é possível

A digitalização dos documentos é cada vez mais presente em praticamente todos os documentos já conhecidos: RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e CRLV são os mais conhecidos. A tendência é que todos eles se unifiquem em uma coisa só.

Contudo, ressaltamos que é importantíssimo ter também a versão impressa de cada um desses documentos, como uma forma de garantia e segurança adicional contra qualquer mal funcionamento do dispositivo eletrônico, ou seja, do seu celular.

Ou seja, fazemos isso todos os dias quando recebemos um comprovante de pagamento nas compras que fazemos no mercado, por exemplo, quando o atendente pergunta se queremos a nota fiscal ou o comprovante do cartão utilizado para o pagamento.

Enfim, esperamos que você possa usufruir da sua CNH Digital com segurança e que ela faça sentido na medida em que dispense a necessidade de carregar mais um documento no bolso. Um abraço e até o próximo artigo!

Continua Depois da Publicidade