Meu celular caiu na água – O que fazer

Continua Depois da Publicidade

Ao perceber que o celular caiu na água, a primeira reação da maioria de nós é entrar em estado de choque. Meu Deus! E agora? Foi este o meu pensamento quando vi o que tinha acontecido. Mas o meu celular “sobreviveu” e vou compartilhar com você.

Em primeiro lugar, depois que o celular caiu na água você simplesmente precisa retirá-lo do lugar aonde ele caiu e simplesmente não mexer nele em hipótese alguma, muito menos apertar qualquer botão do celular. Não faça isso!

Pode ter acontecido com você a mesma coisa que aconteceu comigo: certa vez, quando estava levando minha filha para a escola, o celular que estava no meu bolso da bermuda simplesmente escorregou para fora na hora que levante para sair do carro.

O problema foi que, naquele dia, o tempo estava chuvoso e haviam várias poças d’água na rua. Pois o celular caiu justamente aonde não poderia cair. Dentro da poça! Com tanto lugar para cair, ele resolveu cair logo ali.

Qual não foi meu espanto – e pânico – ao ver que o celular estava submerso? Ele estava com a tela apagada pois não estava mexendo nele. Então, simplesmente o retirei da água e não mexi mais. Apenas coloquei no bolso e voltei para casa, sem mexer.

De fato, quando o celular não é à prova d’água – como no meu caso – a impressão é que perdemos o celular e não há mais salvação, porém a verdade é que mesmo um celular sem resistência à água pode sim continuar funcionando.

Então, vou compartilhar agora com você algumas coisas simples que você pode fazer quando o celular cai na água no intuito de fazer o máximo possível para que ele não sofra danos em sua parte eletrônica de forma irreversível.

O que fazer quando celular cai na água
O que fazer quando celular cai na água – Fonte: Canva PRO + Google

O que fazer quando o celular cai na água

Quando o celular cai na água, antes de mais nada, mantenha a calma e retire-o da água. A seguir, siga os passos abaixo e faça uma coisa por vez para garantir que toda a umidade que for possível seja removida do seu aparelho:

Se ele estiver ligado, não aperte nenhum botão

Depois de retirar o celular da água, caso ele esteja ligado, não mexa nele em hipótese alguma. Se o tempo estiver quente e seco então as chances de ele secar por dentro são maiores. Você deve deixar o celular pelo máximo de tempo desligado possível, isto é, pelo menos 24h.

Se ele estiver desligado, não ligue por pelo menos 1 dia inteiro

Sabemos que é quase impossível encontrar alguém que ande com o celular desligado, mas se este for o seu caso então não ligue o celular pelas próximas 24 horas para haja tempo suficiente de secar.

Deixe o celular em um ambiente com ar condicionado

Se em sua casa houver um ar condicionado em determinado ambiente, por exemplo, no seu quarto, então ligue o ar condicionado e deixe seu celular ali por algumas horas. Se possível, tente colocar o celular o mais perto possível da saída de ar. O ar condicionado deixa o ambiente menos úmido e por isso ele provavelmente irá ajudar na eliminação da umidade.

Não ligue ventilador para colocar vento no celular

O vento pode fazer com que a umidade dentro do celular se espalhe mais ainda e circule entre os componentes eletrônicos, e certas partes que talvez podem não estar tão úmidas então acabam recebendo mais umidade devido ao vento do ventilador.

Continua Depois da Publicidade

Se o celular caiu na água então use o truque no arroz

Se você guarda o arroz dentro de vasilhas do tipo “Tupperware” então insira o celular ali dentro, no meio do arroz, e deixe ali por pelo menos 3 dias. O arroz têm a propriedade de absorver a umidade do ambiente e isso pode ajudar a secar a parte interna do celular. Você pode até vedar ainda mais a tampa da vasilha com uma fita isolante para melhorar ainda mais o resultado.

Colocar o celular no Sol

Se você chegou até aqui e está fazendo um dia de Sol então coloque o celular sob a luz solar por algumas horas, por pelo menos meio período, na parte da manhã ou na parte da tarde. Mas não deixe o celular o dia todo sob o Sol pois o super aquecimento também é prejudicial ao aparelho.

Algo mais que você pode querer saber depois que o celular caiu na água

Enfim, se o celular caiu na água, ainda assim nem tudo está perdido. Caso você tenha sucesso em voltar a usar seu aparelho sem maiores problemas, então pense em utilizar um capinha com proteção anti-umidade.

Veja também

App para carregar o celular mais rápido

Aplicativo para ver conversas do Whatsapp de outra pessoa

App para limpar o celular grátis e ter mais memória

Algumas capinhas funcionam bem junto com a película e esse conjunto todo vai oferecer uma boa proteção para o celular – e aliás penso que isso foi um dos fatores que também podem ter ajudado meu celular a pegar menos umidade quando ele caiu na água.

Enfim, espero ter ajudado com estas simples dicas mas que provavelmente foram fundamentais na hora em que meu celular caiu na água e depois disso felizmente voltou a funcionar. Deixe nos comentários qual foi a sua experiência. Até a próxima!

Continua Depois da Publicidade