Identidade Digital – DNI – Veja como ter a sua

Continua Depois da Publicidade

Procurando sobre fazer sua DNI ou pelo agendamento de cadastro de Identidade Digital? Descubra agora como fazer! Em primeiro lugar, cada dia que passa as pessoas querem ter tudo na palma da mão, ou melhor, no aparelho celular.

Com o rápido avanço da tecnologia, a viabilidade de usar um RG Digital está se tornando uma realidade mais presente no dia a dia assim como abrir conta em banco físico ou digital, carteira de habilitação, assistência médica e muitas outras inovações digitais.

Mas atenção: você talvez não saiba mas em breve a identidade digital será obrigatória em todo o território nacional, e portanto você deverá providenciar esse documento eletrônico conforme as instruções que descreveremos abaixo.

Do mesmo modo, o DNI (Documento Nacional de Identidade), pode reunir em um único documento o CPF, Certidão de Nascimento e Título de eleitor de forma eletrônica com um aplicativo instalado no seu celular.

O Governo Federal desenvolveu este aplicativo gratuitamente e os celulares com o sistema operacional Android e iOS são plenamente compatíveis. Ainda mais, a validade dos documentos digitais é a mesma que a dos impressos.

Desse modo, o resultado é que tenhamos mais facilidade no manuseio dos documentos e portanto a vida dos brasileiros seja mais fácil e prática. Mas para obter o DNI, é necessário registrar a biometria no cartório eleitoral mais próximo de você.

Afinal, o que é DNI – Identidade Digital?

Identidade Digital
Identidade Digital – Fonte: Canva Pro/Google

Um documento de identidade nacional, em sua modalidade digital, é o documento que coleta todas as informações de registro pessoal, a saber, local de nascimento, nome do pai, nome da mãe, data de emissão e assim por diante.

Portanto, o documento digital é totalmente legal em qualquer parte do país, bem como também ele servirá para obter os dados pessoais de seu portador tal como o RG em papel. Nele, você poderá encontrar:

  • Identidade (RG);
  • Fundo de previdência;
  • Carteira de Habilitação (CNH);
  • Título de Eleitor;
  • Número NIS/PIS/Pasep;
  • Carteiras de trabalho e de segurança social;
  • Certificado Militar;
  • Documento de identidade profissional;
  • Cartão Nacional de Saúde.

A previsão é de que o documento poderá estar disponível aos servidores da justiça eleitoral e demais órgãos públicos a partir de março/22. Por outro lado, cidadãos de Minas Gerais terão acesso ao DNI a partir de agosto/22.

Entretanto, é importante fazer o documento tão logo seja possível e não deixar para a última hora, sobretudo porquê as pessoas deixam para depois e acabam tendo contratempos. A estimativa é que em Fevereiro/23, esteja disponível para toda a população.

Saiba como funciona o DNI!

O DNI funcionará por meio de aplicativos específicos lançados pelo governo federal. Portanto, ele só pode ser usado em telefones celulares ou tablets. Além disso, para efeito de maior segurança, ele só pode ser instalado em um único dispositivo.

E, em caso de roubo ou perda acidental do dispositivo, o TSE precisa ser acionado via e-mail ou telefone para obter o DNI desse smartphone. Ao criar uma identidade digital, os cidadãos receberão um novo número de nove dígitos.

Continua Depois da Publicidade

Este novo número não altera os números antigos como RG e CPF. A ideia é que a partir de agora, você só precisa saber disso porque “dentro” estarão todos os outros documentos. Mas é claro que você precisa ter o celular sempre em mãos.

Confira os principais benefícios da identidade digital!

Sabe quando você está resolvendo um problema e precisa carregar uma série de documentos e papéis? Isso está chegando ao fim, já que com identidades digitais, todas as informações estarão em um só lugar. Veja alguns benefícios imediatos:

Acesso total de qualquer lugar

Com apenas alguns toques no celular, todos os seus documentos estarão à mão, seja CNH ou títulos de eleitor! Basta abrir o aplicativo e tudo estará lá. Você só não pode deixar o celular ficar com a bateria descarregada.

O documento é nacional

O DNI é o mesmo em todo o país, portanto não há necessidade de transferir documentos ou obter novos documentos em seu estado de residência. Inclusive, alguns países também começarão a aceitar essa nova versão do RG.

Oferece maior segurança para seus dados

Além da identidade digital cadastrada no TRE, a nova identidade digital será protegida por uma senha criada pelo usuário. O DNI gera um código QR diferente cada vez que o app é usado. Portanto, não é possível apresentar uma foto da tela em vez do original.

Onde tirar o RG Digital

Para tirar a identidade digital você não precisa comparecer presencialmente em nenhuma repartição pública – desde que seu RG tenha um QR Code. Porém, isso vai depender da época em que você tirou o seu documento.

Já que o QR Code é algo novo, consequentemente ele não estava disponível há alguns anos. O QR Code está disponível em documentos de identidade emitidos a partir de 2014. Com o QR Code, você poderá validar o documento com o App RG Digital.

Se a sua identidade tiver sido emitida antes de 2014 então ela não têm um QR Code e portanto será necessário emitir nova via presencialmente no Poupatempo. Aliás, vale destacar que a identidade digital têm a mesma validade que o RG tradicional.

Ou seja, o RG digital é aceito e válido em todo território brasileiro. No Estado de São Paulo, a identidade digital São Paulo SP é obtida através do aplicativo RG Digital que pode ser baixado no site da Secretaria de Segurança Pública.

Segunda Via de RG – Como Fazer

Para pedir a segunda vida do RG físico (papel), basta somente fazer o download do App RG Digital e através dele fazer a solicitação da segunda via. Entretanto, você poderá utilizar o app para solicitar a segunda via somente para RG emitido após Fevereiro de 2014.

Por outro lado, se o RG é anterior à Fevereiro de 2014, como já dissemos anteriormente então será necessário fazer a solicitação presencialmente no PoupaTempo (São Paulo). Aliás, o atendimento no PoupaTempo também pode ser feito com aplicativo.

Documentos necessários para o agendamento de cadastro de Identidade Digital

  • Títulos de Eleitor
  • Documento com foto válido em bom estado podendo ser (RG, Passaporte ou CNH)
  • Comprovante de residência recente (luz, água, telefone, etc.) em nome da pessoa que está marcando o agendamento.
  • Nesse sentido, após concluir o registro do seu dados digitais, você poderá receber sua carteira de identidade digital assim que for emitida.

Como conseguir minha DNI?

  1. Antes de tudo, faça o download do aplicativo RG Digital SP no Android ou iPhone (iOS). No menu principal, você deve pressionar a opção “Adicionar Rg”.
  1. Agora, insira seu número do seu Rg, e pressione “Solicitar”. Logo após, concorde com os termos de uso e política de privacidade do aplicativo;
  1. Agora, escolha a opção “Iniciar reconhecimento” para realizar a análise da sua digital.
  1. Em outras palavras, siga as instruções do aplicativo para abrir a câmera do seu celular.
  1. Mas não esqueça de escolher um local com uma boa iluminação.
  1. Logo depois de enviar os dados do rosto, crie uma senha numérica de quatro dígitos e repita a sequência no campo abaixo. Além disso, é possível também ativar o leitor de impressão digital do seu smartphone, afim de evitar a digitação da senha nas próximas visitas.
  1. Pressione a tela “RG” para acessar o documento adicionado ao celular.
  1. Nesse sentido, os documentos também estão disponíveis através do menu principal, na opção “Minhas fotos”.

Requisitos para conseguir a sua identidade digital

  • Já ter digital cadastrada pelo governo
  • Possuir Android 5.0 e iOS 10, ou os dois em uma versão mais recente.
  • Câmera 5Mpix ou superior
  • Conexão ativa à internet

Há algo mais que você precisa saber

É natural que estejamos confusos toda vez que surge alguma novidade. Mas isso não é motivo para preocupação, pois a tecnologia embora pareça um pouco complicada na verdade é mais simples do que parece. E com a identidade digital não é diferente.

Saiba Mais

Imprimir CRLV Digital – Saiba fazer sem ir ao Detran

CRLV Digital – Entenda como baixar e instalar no celular

Título de Eleitor digital – Aprenda como tirar agora

A identidade digital é tão somente o mesmo documento que, ao invés de usar o papel, usa o seu celular. Os dados serão os mesmos e a principal vantagem se resume em que não temos mais que gastar tempo indo e voltando de repartições públicas.

Antigamente, nós íamos à delegacia para tirar a impressão digital de modo a fazer o RG. Hoje em dia, isso pode ser feito pela Internet. Quem diria que chegaríamos a ter tamanha facilidade e comodidade para tirar um documento!

Portanto, siga acompanhando as notícias que publicamos aqui e aproveite para fazer os outros documentos que já estão disponíveis na versão digital – como o título de eleitor e o CRLV do seu veículo. Então, um abraço e até a próxima!

Continua Depois da Publicidade