Anúncios
Em primeiro lugar, como medir o sucesso de seus vídeos no Facebook? Afinal, o que é mais importante: são visualizações de página ou comentários? Diferentes métricas são usadas ao avaliar o desempenho de vídeos nas redes sociais.
Ou seja, tudo depende do propósito do seu negócio e do propósito de fazer o vídeo. Por exemplo, um vídeo no topo do funil de conteúdo é projetado para alcançar o maior número de pessoas, ou seja, precisa ter um alto valor de visualização.
Anúncios
Se você tiver os dados corretos das visualizações bem como também souber analisar esses dados, então poderá utilizar essas informações para fazer vídeos com engajamento cada vez maior e também com mais alcance.
Aliás, é importante não só trabalhar com vídeos para distribuição orgânica mas também, se possível, investir em algum tráfego pago. Dessa forma, você têm um controle maior sobre o seu público e poderá obter o que chamamos de tráfego qualificado.
Anúncios
Os vídeos de vendas se concentram nas conversões, isto é, exigem vários cliques no botão comprar. Então, tudo depende dos seus objetivos. Assim, conheça as métricas básicas usadas para medir o sucesso de vídeos no Facebook e no YouTube.
Métricas para avaliar vídeos no Facebook
Antes de mais nada, o Facebook conta com suas próprias métricas para avaliar vídeos. A partir deles, você pode entender o que funciona na sua estratégia de conteúdo e o que precisa ser modificado ou até mesmo descartado.
Dessa maneira, tudo é feito através do Facebook Insights. Para acessá-lo, abra sua página e clique em Informações na parte superior. No menu à esquerda, clique em Vídeos. Uma lista de todos os vídeos aparecerá.
Em seguida, basta clicar em um dos vídeos para acessar as métricas correspondentes para esse vídeo. Neste painel, você verá todas as principais métricas importantes para examinar o desempenho dos seus vídeos.
Visualizações de vídeo no Facebook
A taxa de visualização mostra quantas pessoas assistiram ao seu vídeo. Nesse caso, inclui até quem viu apenas os primeiros 3 segundos – o mínimo que o Facebook usa para considerar uma visualização.
Só para ilustrar, essa métrica pode ajudar você a entender quantas pessoas assistem a um vídeo no Facebook, seja por meio de alcance orgânico ou pago. Todavia, é natural que as visualizações de vídeos postados há algum tempo tenham caído.
Agora, se você notou que sua taxa de visualização está baixa após a postagem, é hora de prestar atenção. Para que o usuário continue assistindo, o vídeo precisa conquistá-lo logo nos primeiros segundos.
Antes de tudo, títulos, textos e lindas imagens são essenciais para que as pessoas não parem de assistir. Portanto, para vídeos do FB, aposte nas legendas. Ou seja, a maioria das pessoas não liga o áudio e, se não houver legendas, você pode perder suas views.
Tempo médio de visualizações (ou tempo médio assistido)
Em outras palavras, isso diz respeito ao tempo médio de exibição, do total de segundos do vídeo, quantas pessoas afetadas pela postagem realmente assistiram em média. É, então, o tempo em que efetivamente as pessoas ficaram assistindo o vídeo.
A saber, essa métrica ajuda a entender quem está realmente interessado no conteúdo ou quem o ignorou nos primeiros segundos. e portanto se o tempo médio é menor que o tempo total do vídeo então isso significa que você não chamou a atenção de seus fãs.
Portanto, tenha cuidado para não repetir ao longo da explicação e evite ao máximo vídeos longos pois eles geralmente são cansativos e enfadonhos, levando seu público ao tédio. Nesse sentido, salve vídeos maiores no YouTube.
Alcance orgânico
Alcance orgânico é número de pessoas que seu vídeo pode alcançar sem uma postagem patrocinada. Assim, você pode acessar dados de alcance orgânico em Público e Engajamento. Portanto, é natural que o alcance orgânico seja menor que alcance pago.
Neste espaço, você pode ver as porcentagens de alcance orgânico de Pessoas alcançadas e Espectadores únicos. O algoritmo do Facebook leva em consideração muitas variáveis com o intuito de mostrar ou não o conteúdo aos usuários.
Alcance do vídeo no Facebook
As métricas de alcance de vídeo estão relacionadas à taxa de pessoas que você alcança organicamente ou por meios pagos por meio de suas postagens. Você pode visualizar os resultados dessa métrica em Visitantes e Visualizadores únicos.
O objetivo é ajudar você a entender quantas pessoas estão sendo influenciadas pelo conteúdo de forma orgânica e paga. Assim, se você está segmentando as pessoas certas, já está começando a ver bons resultados mesmo com um baixo investimento inicial.
Primordialmente, recomendamos que você tenha seu próprio “orçamento de guerra”, que é o quanto você pode investir em publicidade e promoção de conteúdo. Mantenha os dois tipos de conteúdo pois ambos formam a sua estratégia completa.
Visualizações de vídeos no Facebook de 50%, 75% e 95%
Essa métrica pode ser considerada como taxa de retenção. No entanto, ele não existe no Facebook Insights e por isso você precisa baixar um arquivo do Excel com o relatório por um tempo. Para baixar arquivos:
- Clique em período;
- Selecione dados de vídeo;
- Clique em Exportar dados.
Nesta planilha, você pode descobrir quantas pessoas, em média, assistiram 50%, 75% e 95% dos seus vídeos. As contagens de visualizações de 50%, 75% e 95% ajudam você a entender se seu vídeo está chamando a atenção e conquistando seu público.
Assim, quanto mais visualizações nos 95%, melhor será o seu desempenho. Se sua taxa de visualização for tão alta quanto 50% e outras forem menores, considere quais alterações você pode fazer do meio ao final do vídeo.
Por exemplo, pode ser que o conteúdo seja útil para o Facebook, ou mesmo repetitivo e com informações irrelevantes. Em outras palavras, tudo isso leva a um público fragmentado. O segredo para aumentar suas visualizações em 95% é fazer vídeos dinâmicos.
Dito de outro modo, faça vídeos diretos e divertidos. Essa métrica também pode ajudar nas suas operações de remarketing, permitindo que as pessoas que assistem a alguns de seus vídeos sejam influenciadas por outros anúncios.
Taxa de envolvimento com a publicação
As métricas de engajamento de postagens ajudam você a entender como os espectadores estão reagindo aos seus vídeos. Ou seja, mostra quantas pessoas estão interagindo com o conteúdo postado e como ele se espalha no Facebook.
Comentários positivos, reações, hashtags e compartilhamentos ajudam a aumentar seu alcance. Também vale a pena dar uma certa atenção para a sua copy, que é o texto persuasivo que você publica ao lado do seu vídeo no Facebook.
Por exemplo, faça perguntas para incentivar os usuários a comentar nas postagens ou até mesmo compartilhar conteúdo. Além, disso, você também pode criar enquetes. As pessoas geralmente gostam bastante de responder pesquisas.
Dica Extra: Métricas para avaliar vídeos do YouTube
Para o YouTube, a forma de acessar métricas para avaliar vídeos é por meio do YouTube Analytics. Você verá informações sobre seu canal no YouTube e vídeos postados. Veja quais métricas de avaliação de vídeo são mais importantes e devem ser seguidas:
Número de visualizações do vídeo
As visualizações podem ajudar você a entender quantas pessoas assistiram a um vídeo, o reproduziram e assistiram a partes dele em um determinado momento. Essa é talvez a métrica mais importante porque mostra de fato quem se interessou por seu vídeo.
Essa é uma métrica um tanto elusiva que deve ser analisada junto com outras métricas para medir o vídeo, como a retenção de espectadores. O motivo? O número de visualizações é mais geral. Ele não mostra, por exemplo, o perfil completo dessas pessoas.
Qualquer pessoa que tenha visitado um vídeo no YouTube em um determinado momento é considerada uma visualização. Um número baixo de visualizações significa que seu vídeo não está se tornando viral.
A dica é investir mais em publicidade em outros canais para fazer com que as pessoas se interessem em assistir ao seu conteúdo, ou seja, mais uma vez falamos sobre a importância do investimento, ainda que pequeno, em marketing digital.
Retenção de público
A retenção de espectadores mostra o tempo médio de exibição dos seus vídeos. Isso pode ajudá-lo a ver se as pessoas estão assistindo até o final ou deixando a exibição em um determinado ponto. Quanto mais tempo a pessoa assiste o vídeo, melhor é.
Números em minutos e porcentagens podem ser acessados. A taxa de retenção ideal é de pelo menos 50%. Por exemplo, se você postar um vídeo de 10 minutos, o ideal é que o tempo médio seja mais próximo de 5 minutos.
Se a taxa de retenção for baixa, significa que você não está influenciando seu público. Dito isso, ele perdeu o interesse e rapidamente abandonou seu conteúdo. Usando essa métrica, você pode entender:
- Quando é o momento ideal para o próximo vídeo;
- Que tipo de conteúdo seu público mais gosta?
- O que não agrada seu público;
- O que precisa ser modificado.
Origem ou fonte de tráfego
Entre as métricas para avaliar vídeos no YouTube, as origens de tráfego mostram de onde vêm as views do seu vídeo. Ele pode te ajudar a entender quais são as principais fontes de visualização de vídeos, ou seja, de onde vem a maioria dos seus espectadores.
Com isso, é possível focar mais na divulgação desses canais. Por exemplo, quem recebe muitas visualizações da “Pesquisa do YouTube” precisa de um bom título e descrição. Isso é mais fácil de encontrar e seu vídeo é uma das primeiras opções de busca.
O SEO pode ser aplicado nesse caso, isto é, ele pode te ajudar a te encontrar com mais facilidade não só na própria busca do YouTube, mas também na busca do Google. Falaremos mais sobre SEO aqui no blog em outros artigos.
Envolvimento do público com o vídeo
Antes de mais nada, Você pode consultar cada um desses relatórios no próprio YouTube Analytics. O engajamento ou engajamento de um vídeo é uma das métricas para avaliar um vídeo que pode ser observado no YouTube das seguintes formas:
- Reações como “gosto” ou “não gosto”;
- Assinatura do canal;
- Comentários;
- Compartilhamentos.
Recomendação do Expert
Ter métricas de avaliação é fundamental para entender o quão bem seu conteúdo capturou a atenção do seu público. Isso significa que você deve monitorar o desempenho dos vídeos no Facebook e da página.
Acredito que com certeza essas métricas irão te ajudar a se aproximar de quem você quer ser e da busca do crescimento para o seu negócio. Então, as métricas irão guiá-lo através das etapas iniciais necessárias para alcançar seus resultados.
Mas, na minha opinião, analisar o desempenho dos vídeos no Facebook é apenas o começo do caminho. Há muito mais o que ser feito, e depois de analisar as métricas é necessário fazer os ajustes necessários ou até mudar de estratégia.
Se você quiser se aprofundar nesse assunto e obter um material mais (mais avançado), sugiro que continue lendo nosso blog para não perder nenhuma dica e estratégia para continuar melhorando sua posição nas redes sociais.