Currículo primeiro emprego: 6 modelos e dicas infalíveis

Continua Depois da Publicidade

Em primeiro lugar, sabemos que pode ser difícil encontrar um emprego todos os dias, sobretudo se for um trabalho que exija experiência e você não têm. Assim sendo, saber fazer o primeiro currículo pode ser a solução para o problema do emprego.

Ainda é minoria o número de empregadores que dão a chance do primeiro emprego para jovens que não têm um emprego anterior, ou seja, que nunca trabalharam antes e estão em busca de uma oportunidade.

No entanto, todos nós temos virtudes, habilidades e competências que não adquirimos nos bancos das escolas ou das faculdades, e nem mesmo trabalhando numa empresa. Há qualidades que nasceram conosco ou que aprendemos com a vida.

Mas, para isso, você precisa saber formatar e distribuir as informações do seu currículo. Com o intuito de ajudá-lo a enfrentar o dilema de como conseguir seu primeiro emprego, fizemos um resumo essencial.

Nesse sentido, listamos algumas dicas para ajudá-lo a montar seu currículo de primeiro emprego e se destacar da concorrência só com dicas prática para destacar aquilo que você sabe, bem como salientar as suas competências.

Ou seja, essa lista vai te ajudar mesmo que você não tenha experiência. Por favor, tenha em mente que todos os dados que usamos nos exemplos abaixo são fictícias. Enfim, você terá que fazer os ajustes em seu currículo, área de atuação, cargo que deseja, etc.

Currículo Primeiro Emprego
Currículo Primeiro Emprego – Fonte: Canva PRO

Modelo de Currículo de Primeiro Emprego

Primeiramente, para facilitar a revisão das dicas listadas abaixo, você verá um modelo de currículo de primeiro emprego pronto, sendo que os modelos a seguir são fictícios e usam os perfis de pessoas que estão procurando emprego de professor de idiomas.

Modelo básico

[nome do candidato]; [telefone do candidato]; [e-mail do candidato]; [endereço completo do requerente]. Professor de francês formado em alfabeto na [nome da universidade onde se formou].

Passei 4 anos oferecendo aulas particulares de francês para pagar minhas mensalidades da faculdade. Dos meus alunos, 15 passaram na Certificação Internacional de Francês.

Morei e estudei na França por 6 meses e estou procurando uma chance de apresentar a cultura francesa aos alunos da [nome da escola para a qual você está se candidatando].

Educação【A universidade em que você estuda】- [Estudo do Programa] Bacharel (Graduação em [Data da Graduação]) – Onde fez a formação – [cidade e estado onde a universidade está localizada]

Em 2018, campeão do Concurso de Poesia Francesa da escola; Professor de graduação; A média de graduação foi de 9,7.

Continua Depois da Publicidade

[Adicione suas realizações notáveis ​​na faculdade, o modelo acima é um exemplo] – [nome da universidade] – Bacharel [Título do Programa] – [Cidade e Estado de Formação] – Estudei em [nome da universidade] por um semestre;

Eu me formei com uma certificação internacional de [Training]. Experiência profissional: Professor particular autônomo onde tive a satisfação de desenvolver meu próprio livro; Dou aulas culturais enquanto levo alunos a museus e teatros;

Além disso, dou aulas gratuitas para alunos necessitados; Dos meus alunos, 15 têm certificados internacionais. Trabalho abrangente para a comunidade carente onde ministrei aulas voluntárias sem custos.

Idiomas: [Nome da escola] – Francês fluente [data do treinamento] – [Nome da escola] – Inglês intermediário [data estimada do treinamento]. Se estiver cursando um treinamento por conta própria ou auto-didata, coloque também.

Habilidades: Escrita criativa, iniciativa, conhecimentos em Photoshop, habilidades de fotografia, conhecimento em edição de vídeo, trabalhos autônomos como arte-finalista, criação de artes visuais para marketing digital.

Como organizar seu primeiro currículo de emprego?

Afinal, agora que você revisou seu primeiro modelo de currículo de trabalho, é hora de montar seu modelo. Nossa dica é seguir a seguinte sequência de sessões no currículo:

  • O objetivo do currículo;
  • Formação;
  • Experiência;
  • Informações adicionais a definir.

Assim, sugerimos que você use a ordem de tempo inversa para todos eles, começando com os dados mais recentes e então voltando no tempo para destacar suas conquistas mais atuais.

Formate seu primeiro currículo de emprego

Primordialmente, você não pode usar qualquer formatação em seu primeiro currículo de trabalho porque isso pode passar uma impressão de desleixo. Assim, comece com fontes fáceis de ler, como Times New Roman ou Arial, que são simples e funcionais.

Assim sendo, também não deixe a fonte muito grande ou muito pequena, de preferência 11 pt ou 12 pt com margens 1,5. Do mesmo modo, o espaço entre linhas também deve ser suficiente, nem muito próximo nem muito distante, sendo o mais adequado 1,5.

Além disso, títulos em negrito ajudam a manter divisões claras entre as sessões. A princípio, antes de iniciar sua educação, propósito e experiência, você deve fornecer seus dados pessoais de contato, como nome, e-mail, telefone e endereço residencial.

Você pode adicionar mídias sociais ao seu currículo de primeiro emprego?

Muitas pessoas se perguntam se devem colocar as redes sociais no currículo do primeiro emprego.

Então, se você deseja adicionar uma rede social profissional como o LinkedIn, não tenha medo.

Mas quando falamos de Facebook, Instagram, Twitter ou outras redes, depende muito.

Portanto, nossa sugestão é usar essas redes apenas se elas tiverem algo para ajudá-lo a conseguir um emprego.

Por exemplo, se você é um fotógrafo que publica seu trabalho no Instagram, sim, você pode adicioná-lo à sua biografia.

No entanto, se você é professor e seu Instagram contém apenas conteúdo pessoal, ignore isso.

Como mencionar sua educação em seu primeiro currículo de emprego?

De fato, como este será seu primeiro currículo de trabalho, decerto você não terá muita experiência. Assim, é preciso aproveitar ao máximo o programa educacional de acordo com sua formação.

Portanto, tente listar cursos e mais cursos, e seus certificados e diplomas. De forma simples, para ensino médio, ensino superior, cursos técnicos ou qualquer outro programa, insira dados dos seguintes órgãos:

[nome do curso]; [nome da instituição de ensino]; [Ano de Formatura—ou Data Prevista de Formatura]; [Suas realizações no curso]; [Notas – se forem bastante altas].

Forma correta

  • Graduado em Letras pela Bela Pequena University
  • 12 artigos publicados no site da Universidade;
  • Vencedor de um concurso de escrita criativa para a aula de alfabetização

Forma errada

Graduado em Letras pela Acme Universidade. Ganhei um prêmio importante. Escrevi muitos artigos. Tirei notas altas na escola. Fui eleito o melhor aluno da sala de aula na época do colégio. Sou estudioso.

Como listar a experiência em seu primeiro currículo de emprego?

Se você está preocupado em escrever seu currículo de primeiro emprego porque acha que não tem experiência, saiba que existem várias coisas que servem como experiência e que as empresas sabem reconhecer a devida importância.

Ou seja, qualquer atividade em que você desempenhe uma função relevante e competente na função pode ser usada como experiência. Assim, entre os principais exemplos temos: estágios, projetos pessoais, trabalho voluntário e trabalho freelance.

Portanto, para usar essas informações como experiência para seu currículo de primeiro emprego, siga o formato abaixo:
[Nome da empresa]; [Cargo ou cargo ocupado]; [período em que trabalhou e desempenhou funções]; [suas conquistas ou tarefas];

Então, aqui está a maneira certa e errada de colocar essas informações profissionais em seu currículo de primeiro emprego, e diante disso coloque sua atenção para não cair nesses equívocos.

Forma correta

Companhia Bela Pequena – Estagiária de Jornalismo – Na empresa de março de 2014 a março de 2015 – Produzir até 10 artigos por semana; Auxiliar na gestão da rede social da Amigos Para Sempre; Realizar entrevistas para produção de artigos.

Forma errada

Nesse exemplo da forma errada, você vai ver que esse modo de colocar os seus dados ou experiência está muito pequeno, e isso faz com que a empresa não perceba o seu valor. Forma errada = Estágio de Jornalismo 2014-2015 na Empresa Bela Pequena.

E se eu não tiver experiência?

Se você não tem experiência para escrever seu primeiro currículo de emprego, aqui estão duas soluções. A primeira é incluir atividades incluindo freelance, voluntariado, criação de projetos ou estágios.

Conforme sua idade, o programa Jovem Aprendiz é uma boa opção, mas é mais demorada, embora é a opção mais conhecida pelas pessoas. Ou seja, se você está com pressa de encontrar um emprego, a segunda opção pode ser melhor.

Portanto, trabalhe com suas experiências de vida e conquistas para listar em seu currículo coisas das quais você se orgulha ou prêmios que ganhou. Reforce as suas virtudes, os seus pontos fortes. Saliente aquilo que as pessoas admiram em você.

Ou seja, faça isso mesmo que sejam relacionados a esportes, como ganhar um jogo de vôlei, futebol ou algo semelhante. Por exemplo, isso pode mostrar que você é bom no trabalho em equipe.

Se você quiser fazer isso, crie uma seção em seu currículo chamada “Conquistas”, mas garanta que eles mostrem suas habilidades para o mercado. Assim, veja como listar suas realizações certas e erradas.

Forma correta e errada

Forma correta: Em 2015, escrevi meu primeiro computador aos 16 anos; Campeonato Estadual de Futebol em 2018; Campeão Municipal de Xadrez 2017. Forma errada: O caçador de ovos de Páscoa 2019.

Como listar habilidades em seu currículo de primeiro emprego?

Em primeiro lugar, listar suas habilidades também é uma maneira de garantir que elas sejam reforçadas em seu primeiro currículo de trabalho. Ou seja, é também uma sessão que ajuda o empregador a analisar o que você pode oferecer à empresa.

No entanto, para saber quais são as melhores habilidades para listar, você precisa entender a diferença entre habilidades fáceis e habilidades difíceis. Às vezes, sabemos fazer algo difícil que a maioria das pessoas não sabe fazer.

Para os não iniciados, as “soft skills” (habilidades fáceis) são as habilidades pessoais de todos, como por exemplo comunicação positiva, proativa, fácil de aprender, etc. Então, são coisas que pode não ser tão difícil achar em outras pessoas.

A saber, “hard skills” (habilidades difíceis) são habilidades técnicas como programação de computadores, edição de vídeo, gestão de projetos, etc. Assim, esses pontos fortes que você pode ter são encontrados em um número menor de pessoas.

Exemplo de uso de habilidades

Nesse sentido, confira abaixo as principais soft skills que os recrutadores procuram – veja só como é grande a lista de coisas que às vezes nós sabemos fazer ou temos dentro de nós mas que nem sempre percebemos ou damos a devida atenção:

  • Comunicação,
  • Pensamento Crítico,
  • Adaptabilidade,
  • Proativo,
  • Determinado,
  • Organizado,
  • Criativo,
  • Solucionador de conflitos,
  • Transparente e flexível.

Selecione as habilidades para listar

Primordialmente, antes de listar suas habilidades, leia as descrições das vagas para as quais você irá se candidatar. É muito útil fazer isso para você não ter que competir por uma vaga a qual exige de você coisas que de fato você não têm.

Logo após saber mais sobre cada vaga, a seguir veja quais de suas habilidades são melhores para essas vagas de emprego, pois muitas vezes, as próprias vagas de emprego listam as habilidades que eles procuram em um candidato.

Portanto, use-as em seu currículo junto com as habilidades técnicas. Outra coisa legal é pesquisar um pouco sobre a empresa que está abrindo as vagas. Conhecer mais sobre a empresa e sobre a história dela pode ajudar na hora da entrevista.

Como escrever seus objetivos de carreira em seu currículo de primeiro emprego

Agora que você completou seu primeiro currículo profissional, então é hora de definir suas metas de carreira. O ideal é começar seu currículo com este parágrafo, atraindo assim a atenção dos recrutadores.

Escreva seus objetivos em três a quatro frases curtas resumindo sua educação, experiência, habilidades, conquistas e objetivos. Ou seja, você deve ter notado que este parágrafo de abertura é basicamente um resumo de todo o seu currículo.

Por fim, ao falar de metas, procure sempre destacar como isso beneficiará a empresa. Dessa maneira, aqui está o modo certo e a maneira errada de formular suas metas de currículo.

Forma correta

[Título] Formou-se em [Nome da Organização] e trabalhou na [Nome da Empresa] por X anos. Com facilidade para aprendizado e foco, me formei com CRs de [insira sua média da faculdade se alta] e [destaque conquistas no estágio].

Em síntese, me considero um especialista em [declarar o problema], e procuro colocar todo esse conhecimento em prática para ajudar sua empresa a crescer e prosperar.

Forma errada

Sou formado em [nome do curso] na [nome da instituição], apesar de não ter experiência em marketing. Acima de tudo, procuro crescer profissionalmente e aprender coisas novas.

Como escrever metas sem experiência

Se você não tem nenhuma experiência, isso não quer dizer que pode deixar seu currículo sem objetivos. Portanto, confira a forma correta de listar suas metas no seu currículo de primeiro emprego e a forma errada.

Forma correta

[nome do curso] alunos da [nome da instituição]. Minha CR é [insira sua média da faculdade] e eu realmente gosto de ler e escrever. [insira qualquer conquista ou prêmio do ensino médio ou faculdade].

Estou sempre a par do mercado e das principais novidades do mundo digital [ou da sua área de atuação]. Ou seja, procuro utilizar o conhecimento adquirido ao longo dos meus anos de estudo para ajudar a empresa da melhor forma possível.

Forma errada

[nome do curso] alunos da [nome da instituição]. Mesmo sem experiência profissional, gosto muito de ler e escrever e procuro vagas de trabalho para melhorar minha escrita.

Enfim, achar e conquistar o primeiro emprego pode ser um desafio que impõe um certo receio na maioria dos jovens. Não desanime! Esperamos que estes modelos e dicas tenha sido úteis na criação de seu currículo profissional!

Continua Depois da Publicidade