Extranet: Saiba tudo sobre essa forma de rede

Continua Depois da Publicidade

Algumas empresas precisam se comunicar com o público externo, e assim sendo existe uma rede dedicada a isso, a extranet, também conhecida como rede ponto a ponto.

Antes de mais nada, todas as informações mantidas pela empresa, sejam internas ou externas, são sensíveis e valiosas. No entanto, parceiros e funcionários às vezes precisam acessar esses dados.

Ou seja, mesmo que não estejam pessoalmente dentro da empresa ainda assim essas pessoas precisam obter acesso a certos dados de outras empresa de um modo que seja seguro.

Empresas e organizações precisam de uma maneira segura de enviar ou publicar dados, e é aí que as extranets entram em ação para resolver essa questão sem deixar os dados expostos.

Em uma empresa, o excesso de papéis pode ser um problema importante para a gestão. Nesse sentido, a extranet pode ajudar com acesso mais fácil à várias informações da empresa.

Ou seja, com a extranet, os setores da empresa comunicam-se muito mais rápido, sem precisa de acesso à internet. Mas afinal, o que é uma extranet e como ela funciona?

Neste artigo, você vai aprender o essencial sobre a extranet e saberá mais sobre como ela funciona. Para facilitar, também mostramos as principais vantagens e desvantagens que a rede oferece a quem a utiliza.

O que é uma extranet?

Saiba tudo sobre Extranet
Saiba tudo sobre Extranet – Fonte: Canva PRO

Uma extranet é uma rede de computadores usada por instituições, organizações e empresas para falar com públicos externos tais como parceiros, funcionários, fornecedores, clientes e patrocinadores.

Em primeiro lugar, a extranet é uma rede de computadores particular. É como se fosse um tipo de Internet mas sem acesso ao público geral, ou seja, acesso restrito a determinadas pessoas.

A extranet está presente no mundo dos negócios, mas não é surpresa que ambientes e instituições de ensino também usam essa rede. Ela também está presente na educação a distância (EAD) ou no modelo de ensino híbrido de educação online e presencial.

As extranets criam ambientes privados com a finalidade de oferecer eventos, empregos, aulas interativas, gravações e transmissões ao vivo. Em última análise, é um sistema muito seguro para compartilhar dados.

Neste tipo de sistema, ocorre o registro de todas as visitas e por isso torna-se muito segura. Portanto, através do endereço IP do usuário sabe-se quem, quando e onde ele acessou a extranet.

Continua Depois da Publicidade

Para isso, além de realizar a implantação total e manutenção do sistema, é necessária uma equipe de TI para cuidar dessa rede pois ela requer suporte constante e pontual.

Você também pode achar algumas extranets semi-prontas online onde você só precisa se adaptar às suas necessidades e fazer algumas mudanças ou adicionar alguns pontos.

Assim sendo, se você deseja criar uma rede desse tipo para uma pequena e média empresa, uma extranet pronta pode ser uma boa opção para você e sua empresa.

Para que serve a extranet?

Como dito antes, as empresas utilizam extranets para compartilhar e enviar dados de forma totalmente segura. Mas isso é tudo? As extranets também ajudam muito a comunicação entre os parceiros de uma empresa, organização ou negócio.

Isso porque ela cria uma rede cujo principal objetivo é melhorar a comunicação entre as duas partes, melhorando assim a relação comercial. Desse modo ela é muito útil na área do varejo, sobretudo nas áreas de compras, distribuição, fabricação, vendas, etc.

As extranets permitem uma melhor gestão de calendários, documentos, tarefas e muitas outras coisas. A extranet também cria um ambiente online comum em que todo o pessoal pode obter documentos, informações e dados recentes.

Com isso, é possível ver mais de perto o que ocorre na empresa e tomar decisões. Dessa forma, parceiros, clientes ou empregados podem acessar a extranet fisicamente ou à distância, desde que autorizados.

Pode-se usar qualquer dispositivo que possa acessar a Internet, como um computador, smartphone, tablet, etc. O melhor de tudo é que os celulares fornecem condições de acessar os dados mesmo se você estiver em trânsito.

Qual é a diferença entre uma extranet e uma intranet?

É comum que as pessoas confundam extranet com intranet por causa da semelhança entre elas. Quando falamos de intranet, falamos sobre o sistema de comunicação interna de uma empresa.

Ou seja, o objetivo é a troca de informações entre o público interno e os colaboradores da empresa. Portanto, em uma intranet, todos os computadores estão no mesmo espaço físico dentro da empresa.

Além disso, esses computadores não precisam ter acesso à Internet. Assim, as empresas usam essa rede para enviar dados e facilitar as comunicações entre várias seções, sobretudo entre setores da empresa.

Mas quando falamos de extranets, temos uma rede de computadores com acesso só pela internet, onde os usuários precisam de permissão para acesso.

Além disso, o sistema tem o objetivo de interagir com o público externo, colaboradores, patrocinadores, fornecedores e parceiros, e portanto, com ajuda da extranet, obtemos pedidos com rapidez, os pagamentos são mais fáceis e a comunicação é muito melhor.

Enfim, a extranet acaba ajudando todas as pessoas da empresa. Então, para resumir, dizemos que a extranet se comunica com o público de fora da empresa e a intranet se comunica com o público de dentro da empresa.

As principais vantagens e desvantagens das extranets

Como tudo na vida, a extranet tem seus pontos positivos e negativos, ou seja, prós e contras. Entre os pontos positivos, podemos citar o armazenamento das informações em um só lugar, e permitir uma comunicação mais direta, mas isso não é tudo.

Assim, veja outros pontos positivos:

  • Versátil: Se você tiver arquivos grandes para compartilhar, não se preocupe porque eles podem ser facilmente enviados em sua rede por e-mail ou por outros meios;
  • Segurança: Com este sistema, o nível de acesso de cada usuário na rede pode ser restrito. Assim, acessar dados sensíveis é mais seguro e simplifica o fluxo de dados;
  • Baixar custos: As extranets podem ajudar a baixar custos pois permite guardar todos os seus dados na rede.
  • Trabalho remoto: você pode usar uma VPN para dar aos funcionários a opção de trabalhar em casa. Assim, por meio de senhas e logins, ele pode acessar a rede de qualquer lugar com a mesma facilidade mesmo trabalhando em casa;
  • Acesso em tempo real: o acesso em tempo real pode ser um dos melhores recursos de uma empresa, e uma extranet dá isso aos seus usuários. Isso é útil em reuniões à distância, por exemplo, onde todos precisam ver o mesmo documento.

Existem pontos negativos?

Os pontos negativos das extranets estão mais ligados à sua criação, a saber:

  • O acesso à Internet pode ser afetado por baixas velocidades
  • O suporte técnico enfrenta muitas dificuldades
  • O sistema pode ser um pouco difícil e portanto requer algum treinamento
  • As telas de extranet às vezes são complexas
  • A cultura da empresa pode ser difícil de aderir à extranet
  • Os administradores de rede precisam dar o acesso do usuário, o que pode causar problemas de acesso
Continua Depois da Publicidade