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Conectividade social: como e por que utilizar?

Primeiramente, falar de conectividade social é pensar acerca da interatividade social. Além disso, qualquer empresário conhece muito bem a burocracia no Brasil. E também, todo empregado está sujeito a vários impostos.

Mas uma maneira de consultar pagamentos pendentes e resolver questões trabalhistas é através de ferramentas de conexão social. O sistema serve para empresas, órgãos públicos e sindicatos.

Assim, o serviço faz o controle e gestão das informações empresariais relacionadas aos trabalhadores, bem como organiza os dados trabalhistas chama-se Conectividade Social. É mais uma facilidade que a Internet trouxe aos empregados e empregadores.

Desse mesmo modo, todas as consultas podem ser realizadas online, bem como vários dos serviços que antes tinham que ser feitos indo ao banco agora podem ser realizados online e sem nenhuma burocracia.

É mais um avanço e uma conquista para os trabalhadores e para as empresas. Agora, os dados estão atualizados de forma mais rápida e podem ser consultados em tempo real. As empresas ganham muito com isso pois dispensam o uso de muito papel.

Dessa forma, a Conectividade Social permite que os empresários façam pagamentos obrigatórios e consultem direitos trabalhistas, tudo de forma digital e online para agilizar a rotina e poupar tempo ao reduzir a burocracia.

Conectividade Social
Conectividade Social – Fonte: Canva PRO

O que é Conectividade Social ICP?

A Conectividade Social ICP é o sistema da Caixa Econômica federal para empresários. Na ferramenta estão disponíveis diversos dados do FGTS e dados previdenciários. Por isso, o principal objetivo do portal é facilitar a vida do empresário.

Ou seja, o sistema facilita o acesso dos empreendedores aos órgãos fiscalizadores. Dessa forma, o ICP Conectividade Social é um portal de serviços que ajuda sua empresa nas questões do FGTS e pagamentos previdenciários.

Lembre-se, este sistema não é novo, isto é, está ativo há vários anos. No entanto, era uma ferramenta mais difícil e com funções diferentes. Na primeira versão, era necessário instalar um app, gerando dúvidas sobre a segurança dos dados.

A nova ferramental dispensa a instalação de apps, ou seja, os usuários podem enviar arquivos pelo navegador. Portanto, este novo sistema torna o uso da ferramenta muito mais fácil pois é possível usar o portal de qualquer computador.

Por essa razão, a maior diferença entre a versão atual e a antiga é a necessidade de um certificado digital. Além disso, este certificado dá aos usuários uma grande segurança digital e proteção para as transações realizadas na Internet.

A ICP-Brasil faz a emissão do certificado, pois é autoridade certificadora que cuida de todas as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil. Ela irá funcionar como se fosse a sua assinatura no mundo digital.

Mas o que é a ICP-Brasil?

A ICP-Brasil é um serviço seguro que faz a emissão de certificados digitais para identificar pessoas que fazem transações online. O documento serve tanto para pessoa jurídica (PJ) como também para pessoa física (PF).

No caso de PJ, a certidão terá os dados da PJ do titular, bem como dados do responsável pelo documento. Na PF, os dados do certificado serão só do titular. De toda forma, os dados da pessoa física sempre serão solicitados.

A confirmação dos dados ocorre com a apresentação de documento enviado a um órgão de certificação credenciado. A Conectividade Social usa este certificado para validar os dados, permitindo que pessoas e empresas sejam rastreados facilmente.

Assim, a CEF arquiva tudo de forma automática, o que gera informações previdenciárias e de FGTS. Então, o ICP vai automatizar ainda mais a integração das informações e assim ajuda a diminuir a papelada das empresas.

Como emitir um certificado digital ICP-Brasil?

É possível emitir os certificados digitais ICP-Brasil por qualquer certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). No site do ITI, você ainda pode ver mais dados sobre:

  • Normas de emissão
  • Legislação
  • Regulamentos
  • Como obter seu certificado digital.

Lembre-se de que cada certificadora usa sua própria tabela de preços, e por isso você precisa consultar os valores no ato. Ainda mais, não se esqueça que se o certificado expirar, ou seja, for revogado, o acesso à plataforma será suspenso.

Portanto, se você quiser continuar usando a plataforma, precisará obter outro certificado ou renovar o atual. Para renovar, a rotina é quase igual à emissão do primeiro certificado. Ainda mais, hoje em dia você pode fazer todo o processo de forma online.

Vantagens da Conectividade Social ICP

A funcionalidade da plataforma ICP é enorme e cheia de recursos úteis. Por exemplo, você pode acessar as informações do FGTS de todos os funcionários da empresa. Ou seja, muito prático e sem necessidade de ir ao banco.

Você pode também guardar os dados dos funcionários e manter os dados sempre atualizados, além de permanecer em um local de acesso fácil. Uma boa vantagem é no caso de demissão de empregados, pois o processo é mais simples com o uso da plataforma.

A plataforma não ajuda apenas os empresários e microempresas, mas também os funcionários. Ou seja, os empregados só precisam ir à CAIXA para sacar o valor do FGTS, observando as regras usuais.

Quais são as funções da plataforma?

Aliás, a emissão do certificado sai na hora. Após obter seu certificado digital e entrar na plataforma, você pode testar os serviços para conhecer a ferramenta. Assim, as funções e vantagens mais comuns são as seguintes:

  • Agilizar a coleta de dados do INSS e outros serviços do INSS;
  • Verificar o arquivo PIS-Empresa WEB;
  • Conferir os resumos de contribuição de cada funcionário;
  • Emitir relatórios de inconsistência de dados;
  • Enviar documentos para demissão de funcionários;
  • Realizar pagamento do FGTS;
  • Emitir documentos pela empresa para recolher FGTS e Informações Previdenciárias (SEFIP);
  • Emitir as guias do FGTS (GRRF) em caso de demissão de empregados;
  • Receber comunicados da CAIXA.

Como funciona o acesso ao ICP Conectividade Social?

Depois de preencher todos os requisitos, é só acessar o Portal da CAIXA, fazer o login e usar a plataforma. Enfim, você já deve ter notado que o acesso fácil é uma das principais vantagens do sistema.

Quais são os erros mais comuns dentro da plataforma?

Mesmo que seja uma ferramenta que facilite a vida do empresário, lembre-se que a ICP é uma plataforma online. Ou seja, é possível que o sistema tenha algum bug por certas razões. Por exemplo, às vezes o sistema pode estar fora do ar.

Tais problemas acontecem ​​por vários motivos, como por exemplo, um bug nos servidores e apps da CAIXA. Dependendo do número de visitas ao mesmo tempo, a plataforma pode travar mas essa situação costumar durar pouco tempo.

Além disso, outro possível problema está ligado aos apps Java Script. Sem este app, você terá problemas para fazer update na plataforma. Portanto, você não poderá acessar a ferramenta mesmo que você já use Java Script.

Ou seja, mantenha o app sempre atualizado com a última versão. Outra coisa importante é o navegador que você usa; o ICP funciona melhor com o Microsoft Edge e o Firefox. Portanto, verifique também se a versão dos navegadores é a mais recente.

Se você receber o erro “Usuário não autorizado”, pode haver bloqueio de acesso à plataforma. Este aviso diz que ocorreu a revogação do e-Cert; então, para resolver isso, consulte o site do ITI pois você pode ter que emitir ou renovar o certificado digital.

Assim sendo, não deixe tudo para a última hora quando for cumprir suas obrigações de trabalho; do contrário, e se o sistema estiver off-line, terá dificuldade para enviar documentos sendo passível de multas.

Em caso de dúvidas sobre a conectividade social, fale com o suporte ao cliente nos seguintes números: Capital e regiões metropolitanas no 3004 1104, e nas demais áreas no 0800 726 0104. As ligações são gratuitas, de segunda a sexta, das 7h às 20h.