Conectividade social: como e por que utilizar?

Continua Depois da Publicidade

Primeiramente, falar de conectividade social é pensar acerca da interatividade social.

Além disso, qualquer empresário conhece muito bem a burocracia no Brasil.

E também, todo empregado está sujeito a vários impostos.

Continua Depois da Publicidade

Mas uma maneira de consultar pagamentos pendentes e resolver questões trabalhistas é através de ferramentas de conexão social.

O sistema serve para empresas, órgãos públicos e sindicatos.

Dessa forma, a Conectividade Social permite que os empresários façam pagamentos obrigatórios e consultem direitos trabalhistas.

Conectividade Social
Conectividade Social – Fonte: Canva PRO

O que é Conectividade Social ICP?

A Conectividade Social ICP é o sistema da Caixa Econômica federal para empresários.

Continua Depois da Publicidade

Na ferramenta estão disponíveis diversos dados do FGTS e dados previdenciários.

Por isso, o principal objetivo do portal é facilitar a vida do empresário.

Ou seja, o sistema facilita o acesso dos empreendedores aos órgãos fiscalizadores.

Dessa forma, o ICP Conectividade Social é um portal de serviços que ajuda sua empresa nas questões do FGTS e pagamentos previdenciários.

Lembre-se, este sistema não é novo, isto é, está ativo há vários anos.

Continua Depois da Publicidade

No entanto, era uma ferramenta mais difícil e com funções diferentes.

Na primeira versão, era necessário instalar um app, gerando dúvidas sobre a segurança dos dados.

A nova ferramental dispensa a instalação de apps, ou seja, os usuários podem enviar arquivos pelo navegador.

Portanto, este novo sistema torna o uso da ferramenta muito mais fácil pois é possível usar o portal de qualquer computador.

Por essa razão, a maior diferença entre a versão atual e a antiga é a necessidade de um certificado digital.

Além disso, este certificado dá aos usuários uma grande segurança digital.

A ICP-Brasil faz a emissão do certificado, pois é autoridade certificadora que cuida de todas as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil.

Mas o que é a ICP-Brasil?

A ICP-Brasil é um serviço seguro que faz a emissão de certificados digitais para identificar pessoas que fazem transações online.

O documento serve tanto para pessoa jurídica (PJ) como também para pessoa física (PF).

No caso de PJ, a certidão terá os dados da PJ do titular, bem como dados do responsável pelo documento.

Na PF, os dados do certificado serão só do titular.

A confirmação dos dados ocorre com a apresentação de documento enviado a um órgão de certificação credenciado.

A Conectividade Social usa este certificado para validar os dados, o que permite que pessoas e empresas sejam rastreados facilmente.

Assim, a CEF arquiva tudo de forma automática, o que gera informações previdenciárias e de FGTS.

Como emitir um certificado digital ICP-Brasil?

É possível emitir os certificados digitais ICP-Brasil por qualquer certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

No site do ITI, você ainda pode ver mais dados sobre normas de emissão, legislação, regulamentos e como obter seu certificado digital.

Lembre-se de que cada certificadora usa sua própria tabela de preços, e por isso você precisa consultar os valores no ato.

Ainda mais, não se esqueça que se o certificado expirar, ou seja, for revogado, o acesso à plataforma será suspenso.

Portanto, se você quiser continuar usando a plataforma, precisará obter outro certificado ou renovar o atual.

Vantagens da Conectividade Social ICP

A funcionalidade da plataforma ICP é enorme e cheia de recursos úteis.

Por exemplo, você pode acessar as informações do FGTS de todos os funcionários da empresa.

Portanto, podem ser feitas mudanças como por exemplo em contratos de trabalho, demissões, rescisões, etc.

Ainda é possível também guardar os dados dos funcionários e manter os dados sempre atualizados, além de permanecer em um local de acesso fácil.

Uma boa vantagem é no caso de demissão de empregados, pois o processo é mais simples com o uso da plataforma.

A plataforma não ajuda apenas os empresários e microempresas, mas também os funcionários.

Ou seja, os empregados só precisam ir à CAIXA para sacar o valor do FGTS.

Quais são as funções da plataforma?

Após obter seu certificado digital e entrar na plataforma, você pode testar os serviços para conhecer a ferramenta.

Assim, as funções e vantagens mais comuns são as seguintes:

  • Agilizar a coleta de dados do INSS e outros serviços do INSS;
  • Verificar o arquivo PIS-Empresa WEB;
  • Conferir os resumos de contribuição de cada funcionário;
  • Emitir relatórios de inconsistência de dados;
  • Enviar documentos para demissão de funcionários;
  • Realizar pagamento do FGTS;
  • Emitir documentos pela empresa para recolher FGTS e Informações Previdenciárias (SEFIP);
  • Emitir as guias do FGTS (GRRF) em caso de demissão de empregados;
  • Receber comunicados da CAIXA.

Como funciona o acesso ao ICP Conectividade Social?

Dessa forma, o acesso fácil é uma das principais vantagens do sistema.

Depois de preencher todos os requisitos, é só acessar o Portal da CAIXA, fazer o login e usar a plataforma.

Quais são os erros mais comuns dentro da plataforma?

Mesmo que seja uma ferramenta que facilite a vida do empresário, lembre-se que a ICP é uma plataforma online.

Ou seja, é possível que o sistema tenha algum bug por certas razões.

Tais problemas acontecem ​​por vários motivos, como por exemplo, um bug nos servidores e apps da CAIXA.

Dependendo do número de visitas ao mesmo tempo, a plataforma pode travar mas essa situação costumar durar pouco tempo.

Além disso, outro possível problema está ligado aos apps Java Script.

Sem este app, você terá problemas para fazer update na plataforma.

Portanto, você não poderá acessar a ferramenta mesmo que você já use Java Script.

Ou seja, mantenha o app sempre atualizado com a última versão.

Outra coisa importante é o navegador que você usa; o ICP funciona melhor com o Microsoft Edge e o Firefox.

Portanto, verifique também se a versão dos navegadores é a mais recente.

Se você receber o erro “Usuário não autorizado”, pode haver bloqueio de acesso à plataforma.

Esta mensagem diz que ocorreu a revogação do e-Cert; então, para resolver isso, consulte o site do ITI.

Ou seja, você pode ter que emitir ou renovar seu certificado digital ICP-Brasil.

Assim sendo, não deixe tudo para a última hora quando for cumprir suas obrigações de trabalho; do contrário, e se o sistema estiver off-line, terá dificuldade para enviar documentos sendo passível de multas.

Em caso de dúvidas sobre a conectividade social, fale com o suporte ao cliente nos seguintes números:

  • Capital e regiões metropolitanas: 3004 1104
  • Demais áreas: 0800 726 0104

As ligações são gratuitas, de segunda a sexta, das 7h às 20h.

Continua Depois da Publicidade