IPVA – Veja como consultar e pagar em 2022

Continua Depois da Publicidade

Por acaso você sabe como consultar o seu licenciamento e calcular o valor do IPVA 2022? Se a resposta foi “não” então siga aqui conosco! É extremamente importante ter documentos validados e com todas as obrigações tributárias em dia.

Afinal, ninguém quer confusões com a justiça, nem pagar multas ou nada desse tipo. O IPVA 2022 terá descontos inéditos para certas condições de pagamento, que podem atingir quase 10% de acordo com a opção escolhida.

Todos os licenciamentos são cobrados frequentemente pela polícia nas ruas, e você não quer ter problemas. O licenciamento de um veículo e o IPVA de 2022 são tributos extremamente indispensáveis para manter a documentação regular do seu veículo.

É importante saber como pagar o boleto IPVA 2022, e também, saber de todos os tributos relacionados ao carro. Assim, você manterá o seu veículo sempre com valor e longe de problemas burocráticos e que tomam o seu tempo.

Aliás, manter as contas em dia é sempre uma boa ideia. Fazendo assim, nos livraremos do pagamento de juros e quaisquer outras correções, sobretudo porquê vivemos num período em que a tendência é de alta na taxa de juros.

Caso você não saiba, o licenciamento de 2022 é muito simples e rápido de consultar, portanto, iremos te ensinar rapidamente como consultar e entender o licenciamento do ano atual. Entenda agora tudo o que precisa saber.

IPVA 2022 – Veja como consultar e pagar – Reprodução de Canva

Algumas coisas importantes sobre o IPVA que precisamos lembrar

Quase todo mundo sabe que o valor do IPVA diminui na medida em que a idade do veículo aumenta. Ou seja, veículos mais antigos são tributados com menores taxas de IPVA enquanto que veículos mais novos pagam mais.

Nesse sentido, em tempos como hoje onde os veículo novos estão mais difíceis de serem obtidos por falta de peças no mercado, manter o carro antigo por mais tempo pode ser uma ótima ideia. O importante é o carro te levar aonde você precisa ir.

Ainda mais, os carros novos possuem várias tecnologias de ponta e isso pode também encarecer sua manutenção. Dito de outro modo, um veículo antigo – quando bem conservado e bem cuidado – pode tornar-se menos dispendioso no longo prazo.

Assim, você pagará um IPVA cada vez menor enquanto seu veículo fica mais velho. Aliás, lembramos que veículo “velho” não significa necessariamente que o veículo não é mais útil. Seu carro pode ser antigo porém estar muito bem conservado.

Pelo contrário – há vários exemplos de veículos novos mas que entraram para manutenção com despesas altíssimas em função de defeitos de fábrica. Por outro lado, existem vários exemplos de carros com décadas de idade mas que ainda estão ótimos.

Enfim, se o seu automóvel atual não apresenta problemas corriqueiros e você pode mantê-lo fazendo as revisões periódicas, considere permanecer com ele, afinal, o IPVA pago por este veículo irá reduzir ano após ano.

Continua Depois da Publicidade

Obviamente que a maioria das pessoas estará sujeita à pressões de todos os lados, ou seja, pressões para a troca do carro por outro mais novo. Mas a questão é: você está preparado para suportar taxas maiores de IPVA mesmo que sejam anuais?

Licenciamento e IPVA 2022

Neste novo ano, tal como no ano passado, devem ser pagos os tributos relacionados aos veículos. No momento, dois órgãos principais controlam esta questão, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Sefaz (Secretaria da Fazenda IPVA 2022).

A seguir você poderá entender mais sobre estes órgãos e seus impostos. Desde já, o imposto que é mais conhecido e normalmente mais importante é o IPVA, logo depois o licenciamento de 2022. Nunca é demais lembrar que ambos são obrigatórios.

Estes são impostos pagos de ano a ano, todavia, podem ser pagos em três parcelas para pesar menos no bolso. Ao contrário do que se pensa, o IPVA não é pago no primeiro dia do ano e sim ao final da placa do veículo, ou seja, no seu ano de expedição.

Logo, fique atento ao dia de pagamento do seu licenciamento e não deixe com que o seu veículo fique com taxas em aberto. É que sempre nos deparamos com barreiras de fiscalização policial nas ruas das cidades e esse tipo de pendência sempre é checada.

Licenciamento e IPVA de 2022 – Onde consultar

Bom, se você já entendeu que necessita ter o licenciamento de 2022 em dia, agora precisa entender como consulta-lo. Você vai necessitar entrar no seu “CRLV” (Certificado de registro e licenciamento do veículo), o famoso documento do carro.

Ainda assim, se você não sabe onde colocou o seu documento do carro, não se preocupe, ele já tem a sua versão digital (procure o Detran da sua cidade para expedi-lo). No entanto não deixe de o procurar depois.

O próximo passo para quitar o seu licenciamento de 2022 é entrar no site do Detran. Contudo, observe que você deve acessar o Detran do seu estado. Confira os valores que constantemente mudam. Caso os valores não mudem guie-se pelos do ano anterior.

Para estar ciente de quando deverá pagar pelo documento do seu carro, não se esqueça de verificar a tabela juntamente com o final da placa do seu veículo.

IPVA 2022 SP Consulta Online

A consulta do IPVA 2022 SP (Estado de São Paulo) poderá ser realizada facilmente direto no site ipva.fazenda.sp.gov.br de um modo muito fácil e que qualquer um pode fazer pelo computador ou pelo celular.

Em primeiro lugar, forneça o número do Renavam do veículo. Depois, forneça o número da placa do veículo. Dessa forma, esta consulta simples irá exibir eventuais débitos que constem vinculados ao seu automóvel.

 

Detran SP Consulta – Pesquisa de débitos e restrições de veículos

A pesquisa de eventuais pendências é fundamental antes de efetuar qualquer pagamento de tributos, inclusive o IPVA 2022. Então, para consultar quaisquer débitos ou restrições existentes é simples. Siga o passo a passado descrito abaixo:

  • Acesse o portal do Detran no endereço detran.sp.gov.br
  • Clique na segunda opção: “Débitos, Restrições e Vistorias”
  • Na tela seguinte, forneça o número da placa do veículo no primeiro campo
  • No segundo campo, digite o número do Renavam
  • Clique em “Não sou um robô” e depois clique no botão “Avançar”
  • Pronto! Assim, as informações serão exibidas na próxima tela.

Licenciamento e IPVA – Motos

Se você tem uma moto e quer estar sempre na lei, antes de tudo saiba, basicamente o processo é o mesmo que o processo dos carros. No caso das motos o dono deve fazer o licenciamento anualmente, assim estará sempre por dentro da lei.

Saiba mais enquanto dá tempo

Consultar o PIS 2022 – Como fazer e ver se tenho algo a receber?

Como imprimir a CRLV Digital

Para obter vários outros dados como valor, dia de pagamento e prazo o motorista deverá ver, também, a tabela de preços do ano de acordo com o estado. Não se esqueça, quanto mais cedo pagar mais rápido estará livre desta obrigação.

Esclareceu as dúvidas? Conte-nos nos comentários! Compartilhe com os seus colegas que dirigem e não se esqueça de pagar o seu licenciamento e IPVA! Um abraço e até o IPVA e Licenciamento do ano que vêm!

Continua Depois da Publicidade