CRLV Digital 2022: Como imprimir e baixar no celular

Continua Depois da Publicidade

Provavelmente você já andou buscando formas de baixar o CRLV Digital 2022. Antes de tudo você deverá saber que isto é totalmente possível! O CRLV Digital ou certificado de registro e licenciamento de veículo em formato eletrônico é uma inovação.

Assim, todos os Detrans do Brasil devem fornecer o CRLV Digital 2022, pois a missão é que todos possam tem acesso. O CRLV Digital nada mais é do que uma reunião de informações iguais às de um documento físico ou impresso.

Antes de mais nada, você precisa saber que todos os impostos recorrentes anuais e eventuais pendências com multas deverão estar devidamente quitadas para que seja possível baixar o CRLV Digital no celular, uma vez que as regras não mudaram.

Ou seja, todas aquelas taxas com as quais você já está acostumado quando só existia o CRLV físico (em papel) continuam valendo para esta versão digital. A única diferença é que agora você pode carregar o CRLV como se fosse um “papel virtual”.

Portanto, ele têm exatamente a mesma validade perante a lei. A versão de sua forma digital se dá, principalmente, através de dispositivos compatíveis como celulares e computadores. De antemão, você irá aprender como poderá obter este documento digital.

CRLV Digital 2022: Como imprimir e baixar no celular
CRLV Digital 2022 – Reprodução Canva

O que é o CRLV Digital 2022 (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)

Primeiramente, o CLRV é tão obrigatório quanto a carteira de motorista. Ele é um documento obrigatório por lei. Do mesmo modo, para aqueles que não querem ou não gostam de ficar utilizando o formato físico, existe o digital.

Você pode obter este documento em formato físico ou digital se tiver já quitado todos os débitos do veículo. Aliás, para portar este documento é necessário o pagamento do seguro DPVAT que é relativo a um seguro de danos pessoais por automóveis.

Ou seja, o DPVAT é um seguro que dá cobertura de danos a pessoas que se acidentam ou são vítimas de automóveis. Então, se um pedestre é vítima de acidente de trânsito ele então pode recorrer ao seguro proporcionado pelo DPVAT.

Qual foi o início do formato digital do CRLV?

Este documento existe à algum tempo, tem uso desde que foi criado em 2018. Posteriormente, em 2020 o documento veio a se disponibilizar facilmente para todos os cidadãos com habilitação.

O documento possui um QR Code para prover a devida validação, e nesse sentido, será fácil sanar todas as dúvidas à cerca da autenticidade. Após a pandemia da Covid-19 o documento passou a ser extremamente utilizado para evitar o contato físico.

Enfim, todos os estados do país já fornecem o CRLV Digital. Todavia, somente as pessoas que apresentam os deveres tributários regulares terão acesso à versão do CRLV para baixar no celular e imprimir.

Quais informações são exibidas no CRLV?

A principal vantagem do CRLV digital é que, com o app instalado no celular, teremos uma grande quantidade de dados do veículo informadas nesse documento sem ter necessidade de papel. No CRLV você encontra todas as informações sobre o veículo, a saber:

Continua Depois da Publicidade

  • Placa
  • Ano de exercício do documento
  • Marca, modelo e versão
  • Ano modelo e da fabricação
  • Tipo de motorização
  • Potência e cilindradas
  • Cor
  • Nome do proprietário
  • Informações sobre possíveis recalls

Caso o proprietário não atenda a ligação da montadora em até 1 ano, o recall pendente deve ser mencionado na documentação do veículo. Além disso, o app bloqueia a licenciamento do veículo até que o problema seja resolvido.

O que é necessário para emitir um documento digital para um veículo?

O licenciamento deverá estar em dia. Este é o principal requisito para que você consiga emitir um documento digital do seu automóvel. Ou seja, para pagar a licença, todas as dívidas com o veículo devem ser quitadas. As taxas que devem estar em dia são:

  • IPVA;
  • Multas;
  • Licenciamento.

Dúvidas Mais Frequentes

O que acontece se você dirigir sem um CRLV?

De acordo com o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é possível dirigir sem os documentos do veículo, desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar os documentos do veículo.

Além disso, o registro do carro, IPVA e multas devem ser formalizados. Porém, como o CTB não esclarece a relação entre a autoridade de trânsito e o sistema consultivo, recomendamos que você continue andando com a documentação atualizada.

Se a autoridade de trânsito não estiver conectada ao sistema digital, o condutor estará sujeito à multa por não portar documentos, e isso consiste em violação de trânsito. A violação é uma contravenção nos termos da Seção 232 do CTB.

A multa por não portar documentos é de 88,38 reais e são acrescidos 3 pontos à carteira de motorista. O veículo também ficará retido pela polícia até a apresentação dos documentos e pagamento de eventuais taxas decorrentes da guarda do veículo.

Quando expira o CRLV digital do meu carro?

Os números CRLV são válidos por 1 ano e expiram de acordo com o calendário de licenciamento do seu estado. Ou seja, conforme sua carteira de motorista expirar, o CRLV digital do seu carro também expirará.

O que acontece se você dirigir com CRLV atrasado?

Se o seu CRLV chegar atrasado, pode ser que a licença anual do seu veículo também expirou. Contudo, pode apenas ser um atraso no sistema de logística. Se a licença expirar, você estará sujeito às seguintes penalidades:

  • Multa de R$ 293,47;
  • 7 pontos na carteira de motorista;
  • Apreensão do automóvel;
  • Juros sobre o valor da licença atrasada;
  • Registo de dívida ativa em caso de atraso de licenciamento superior a 60 dias.

De acordo com art. 230 CTB, conduzir veículo não formalizado e devidamente licenciado pode acarretar em multas gravíssimas, acréscimo de pontos na CNH e apreensão do veículo, o que gera um grande transtorno para o condutor.

Adicionalmente, como a taxa de licença não é paga, a taxa está sujeita a juros diários de 0,33% para atrasos diários, até o máximo de 20%. Após um atraso de 60 dias, o proprietário pode ter seu nome registrado na dívida ativa.

Posso registrar vários CRLVs?

Sim. Se você dirige mais de um veículo, então pode adicionar dois ou mais documentos à sua conta no aplicativo. Para isso, basta cadastrar outros veículos no aplicativo. Este procedimento também é bastante simples.

Meu veículo tem dívidas pendentes. Posso baixar o CRLV Digital?

Não. Para obter um arquivo digital do carro, é necessária uma licença atualizada. Dessa forma, veículos com IPVAs, multas e outros débitos em aberto não poderão tirar o documento. Ou seja, a regra é a mesma da renovação do CRLV.

Posso acessar documentos no meu telefone se estiver bloqueado na Blitz, mas não tiver internet?

Sim. O app permite visualizar os documentos do veículo quando necessário, mesmo que você não tenha sinal de internet. Mas, para isso você precisa baixar o CRLV digital e salvar no seu celular ou imprimir o documento em formato PDF e guardar no smartphone.

Como baixar o CRLV Digital 2022 enquanto pessoa jurídica

Se você tem uma empresa ou é empreendedor não se preocupe, este documento também é para você! Entre no portal de serviços do Denatran, clique em menu de serviços. De antemão, certifique-se de ser portador do certificado digital ICP Brasil.

Ainda no site, vá ao campo de veículos, selecione o nome do veículo e baixe o PDF no CRLV Digital. Ao salvar o PDF no seu celular você então terá o documento disponível inclusive se o celular estiver desconectado da Internet.

Como baixar o CRLV Digital enquanto pessoa física

Para pessoas físicas também é fácil baixar o CRLV. Mas fique atento: antes de instalar o aplicativo e baixar no seu aparelho, verifique primeiro se o seu celular têm espaço suficiente. Senão, faça uma limpeza do celular urgente para liberar espaço na memória.

  • Faça download do aplicativo carteira Digital de Trânsito no seu dispositivo Android ou IOS
  • Entre em gov.br e se cadastre
  • Clique em toque aqui e por fim insira a sua identificação Renavam e o código do CRV. Pronto! Agora é só baixar.

Como imprimir o CRLV Digital

Para imprimir o CRLV Digital, consulte este artigo com o passo a passo para imprimir o CRLV onde você terá em detalhes todas as informações sobre a impressão do documento na impressora de seu local de trabalho ou na sua casa.

Você também pode gostar de saber

CNH Digital – Aprenda como fazer e baixar o aplicativo no celular

Carteira de Motorista de graça? Aprenda como fazer

Finalmente, não deixe de imprimir o CRLV pois é uma segurança maior para você. Da mesma forma que você imprime um recibo quando paga uma conta, de igual maneira é super importante ter a versão impressa caso haja algum imprevisto com o celular.

Agora você já sabe como baixar o seu CRLV eletrônico, sem ter que se incomodar em ir a estabelecimentos físicos e lidar com a pandemia! Não se esqueça de baixar já o seu documento por questões de segurança! Até a próxima!

Continua Depois da Publicidade