Carteira de Trabalho Digital: Como baixar e instalar

Continua Depois da Publicidade

Já pensou como seria ter uma carteira de trabalho digital, podendo usar o seu documento conforme precisar?

Agora, graças à modernidade dos tempos é mais fácil do que nunca! 

Portanto, que tal aprender como ter a sua própria carteira de trabalho digital no seu celular?

Por vezes, somos extremamente reféns da tecnologia, em contrapartida, ela também nos ajuda. 

De antemão, sabemos que tudo é digitalizado e armazenado em servidores de informações, contudo, a carteira de trabalho digital é só mais uma destas informações. 

Eventualmente, muitos documentos importantes para o cidadão brasileiro já possuem o seu formato digital há tempos. 

Por outro lado, a carteira de trabalho virtual apenas teve a sua versão recentemente. 

Constantemente existem dúvidas sobre a mesma.

Quer saber como conseguirá obter este documento? 

Continue lendo o artigo com todas as informações que foram preparadas exclusivamente para você! 

 

Carteira de Trabalho Digital: Como baixar e instalar
Carteira de trabalho digital – Reprodução Canva

Entendendo um pouco mais sobre a Carteira Digital de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para todos que irão prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou domicílio.

Para modernizar o acesso aos dados sobre a vida profissional dos trabalhadores, o Ministério da Economia lançou a carteira de trabalho digital.

Continua Depois da Publicidade

Ou seja, estas carteiras digitais substituem as carteiras físicas, que os cidadãos podem usar por meio de apps móveis para iOS, Android e versões web.

Portanto, essa novidade trouxe benefícios como agilidade na solicitação de documentos, acesso a informações sobre cidadania e contratos de trabalho ao integrar diversas bases de dados do governo federal.

Nesse sentido, o objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão suas informações trabalhistas sempre à mão.

Assim sendo, toda a experiência profissional formal estará disponível de forma fácil na carteira digital.

Os benefícios esperados em usar a carteira de trabalho digital são:

– maior aproveitamento das vagas disponíveis e redução do tempo médio de atendimento;

– a agilidade na obtenção de informações trabalhistas consolidadas em um único lugar, permitindo ao trabalhador acompanhar seu vínculo empregatício;

– Integração da base de dados do Ministério da Economia.

Do mesmo modo, a carteira digital segue na mesma linha de outros documentos digitais já promovidos pelo governo, a saber:

  • DNI ou documento de identidade digital
  • CNH (carteira de habilitação) digital
  • CRLV digital do veículo

Como funciona a carteira de trabalho digital? 

Primeiramente é importante dizer que para cada cidadão ser registrado de forma adequada em um emprego, é preciso, acima de tudo, ter uma carteira de trabalho. 

Portanto, tenha a carteira de trabalho sempre consigo sobretudo quando você pode ser convidado para uma entrevista de emprego.

Que tal deixar a papelada de lado, poupar o meio ambiente e então investir na versão digital deste documento? 

Pessoas que possuem uma carteira de trabalho digital são isentas ao uso da carteira física impressa, e assim têm uma grande facilidade ao portar o documento.

Contudo muitos não aproveitam este benefício porque não sabem como obter. 

Em outras palavras, a carteira digital nada mais é que um app instalado em seu celular para funcionar exatamente como a carteira de trabalho de papel.

Com a carteira digital você então economizará principalmente tempo pois não terá mais que andar com um documento a mais no bolso sempre que tiver de ser feita uma nova anotação – como por exemplo, para anotar as férias.

Lembre-se que, assim como qualquer outro app pessoal instalado em seu celular, redobre sua atenção no cuidado com seu aparelho.

Em caso de perda, extravio ou subtração do aparelho por atividade não lícita, então é urgente que você ative a suspensão de todos os apps daquele aparelho, para que então você refaça a instalação em um outro celular.

Benefícios da carteira de trabalho digital 

Atualmente, um dos maiores benefícios de se ter uma carteira de trabalho no celular é a facilidade e rapidez que ela oferece. 

Em outras palavras, é muito fácil ter a sua carteira de trabalho digital, ou seja, sem ter que passar por filas chatas, transtornos e perigos, agora com a pandemia. 

Uma novidade deste documento que poucos sabem é a rapidez no compartilhamento de seus dados, sobretudo entre empresas contratantes. 

Acima de tudo, ajuda muito na comunicação com as pessoas e empresas que desejam te contratar. 

Por sua vez, as empresas podem ter acesso a informações para eles pertinentes. 

Frequentemente, as chances de ser admitido em um emprego aumentam quando você facilita o processo de contratação. 

Principais vantagens deste documento 

  • Rapidez para ser atendido
  • Facilidade e simplicidade ao verificar os dados do trabalhador
  • Melhor eficiência na hora de confirmar vínculos de trabalho, afinal, terão os seus dados.
  • Acaba com os gastos, com a perda de dinheiro com segunda via e a perda de tempo. 
  • Não deixa com que o usuário se esqueça da sua existência nos momentos mais usuais da carteira de trabalho em sua vida 
  • Ajuda o ministério da economia a fazer a sua base de dados. 

 

Como baixar este documento? 

Se você conferiu todas vantagens que foram ditos no artigo, com certeza, se interessou.

Desde já, a verdade é que estamos aqui, principalmente, para o ajudar e finalmente o ensinar a baixar a carteira digital. 

Dessa forma, para poder visualizar a sua carteira de trabalho, deverá baixar grátis o app da carteira digital através da Google play ou Apple Store. 

Também é possível inscrever-se na plataforma oficial do Governo Federal, mas é necessário ter conta.

Para acessar a documentação, basta baixar o app grátis nas lojas virtuais (Apple Store da Apple e Play Store do Android) ou via web pelo link https://servicos.mte.gov.br/

E os já cadastrados no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no app digital Carteira de Trabalho.

Quem já tem inscrição no sistema do governo deverá efetuar o login.

Dessa forma o cidadão pode pedir a sua carteira de trabalho digital. 

Como resultado, você terá uma excelente opção, ou seja, nunca mais precisará andar com documentos impressos! 

Gostou do artigo? Afinal, este roteiro será útil para ajudar você no passo a passo da emissão da sua carteira!

Portanto, não deixe de compartilhar com os seus amigos para que eles conheçam a carteira de trabalho digital e tenham mais simplicidade no seu dia a dia!

Continua Depois da Publicidade